TJAC e parceiros encerram Oficina de Artesanato para mulheres privadas de liberdade

Oficina “Clube do Fuxico” é resultado de um conjunto de esforços realizados por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o TJAC, Ifac e Iapen

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, acompanhada da coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Acre (GMF) e titular Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma), a juíza de Direito Andrea Brito, a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante e a diretora da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco (URF-F), Dalvani de Azevedo, encerraram nesta terça-feira, 26, a Oficina de Artesanato “Clube do Fuxico”, no Espaço de Convivência da URF-F, do presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.

A oficina que pretende a ressocialização de mulheres em privação de liberdade, é resultado de um conjunto de esforços realizados por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o Ifac, TJAC e Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), levando técnicas artesanais, usando retalhos de tecidos, facilitando a produção de colchas, toalhas de mesa, almofadas, e outros itens decorativos.

A presidente do TJAC, Regina Ferrari, agradeceu a importante parceria que contribui para uma qualificação profissional das mulheres privadas de liberdade e parabenizou as formandas. “Que vocês possam fazer bom uso dessa capacitação e aproveitem aos longos dos dias que ficarão aqui ou não, a depender dos prazos das medidas, e certamente logo farão também a progressão que tanto almejam”. 

A juíza de Direito, Andrea Brito, durante a sua fala discutiu que a privação de liberdade está sendo amplamente trabalhada e refletida, dentro do próprio sistema. “Estamos trabalhando em observância a uma diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltado em especial para promovermos espaços de ressocialização. O foco não é apenas a segurança, na privação de liberdade. Precisamos devolver para a sociedade pessoas transformadas e com conhecimento, capacitação e profissionalização.”

“Cumprimento as formandas e destaco que estamos priorizando esse público tão especial, o qual são as mulheres, destacando programas direcionados a elas. Temos, por exemplo, o Mulheres Mil, que é um programa do Governo Federal trazendo empoderamento feminino, por meio de cursos e atividades, para que as mulheres possam ter uma renda. Programa parecido com o de vocês. E ao sair daqui encontrem um ambiente que receba vocês de forma gentil,” destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante.

“Com muita luta e determinação conseguimos concluir mais um projeto. Sabemos das dificuldades diárias que nós temos. A oficina foi realizada com todas essas mulheres, inclusive as que já cumpriram pena. Precisamos de um pouco de compreensão e tempo para fazer e conseguir transformar vidas. Isso aqui é uma transformação. Precisamos de muito mais incentivos do que julgamentos. Agradeço essa parceria”, evidenciou a diretora da Iapen, Dalvani de Azevedo.

A coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania do IFAC, Mariete Buriti, o diretor-executivo do Iapen, Leonardo Salomão, que são instituições parceiras do TJAC, também estiverem presentes na solenidade, além da secretária do GMF, Débora Nogueira.

Texto: Claudio Angelim - estagiário sob supervisão / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.