Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa – NUPJR

Apresentação

O Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa NUPJR é um órgão vinculado à Presidência, com atribuições regulamentadas pela Resolução nº 261, de 05 de julho de 2021, do Tribunal Pleno Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, com o objetivo de dar cumprimento à Resolução nº 225, de 31 de maio de 2016, do Conselho Nacional de Justiça, que determina que os Tribunais de Justiça implementarão programas de Justiça Restaurativa, coordenados por órgão competente, estruturado e organizado para tal fim, com representação de magistrados e equipe técnico-científica, visando instituir a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Acre.

A Justiça Restaurativa é um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, método, técnicas e atividades próprias, que visa a conscientização sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato são solucionados de modo estruturado. Sendo assim, a Justiça Restaurativa tem como objetivo primordial a aplicação de métodos e práticas restaurativas, possuindo funções específicas de planejar, apoiar, executar e avaliar a aplicação de vias alternativas na solução de conflitos. Trata-se de um mecanismo de transformação social, onde a principal ferramenta encontra-se no consenso.

Atribuições

Atos Normativos

Composição

Relatórios

Instrumentos de Trabalho

Atas, Pautas e Deliberações

Cartilha de Instalação da Justiça Restaurativa

Notícias da Justiça Restaurativa

Última modificação: 18/03/2024
Fonte de informação: Resolução COJUS Nº 52/2021.
Formatos disponíveis:
Periodicidade: Anual
Responsável: Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa - NUPJR
E-mail: nupjr@tjac.jus.br
Telefone: (68) 3302-0308

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.