Acessibilidade

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites go

Tamanho do Texto

Os navegadores atuais possuem implementações próprias para ajustes do tamanho da letra do texto que podem ser utilizadas nesse portal. Para isso basta usar as seguintes combinações de teclas:

No PC:

  • Aumentar Texto: ctrl +
  • Diminui o Texto: ctrl –
  • Tamanho Original : ctrl 0

No Mac OS:

  • Aumentar Texto: command +
  • Diminui o Texto: command –
  • Tamanho Original : command 0

Alguns navegadores também aceitam mudança de tamanho usando a roda do mouse, enquanto se mantém a tecla “ctrl” ou “cmd” pressionada.

Contraste de cor

O Portal do TJAC foi desenvolvido com um bom contraste de cores para facilitar a legibilidade, porém existem algumas deficiências visuais que têm dificuldade ou incômodo com cores claras. Para esses usuários, temos na barra superior do Portal, um botão  Alto Contraste onde pode ser feita a mudança de cores do nosso site.

Tradução para Libras

Disponibilização do VLibras, ferramenta de geração automática para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para acessar basta clicar no ícone de atalho:

Acessibilidades nos Sistemas Operacionais

Os sistemas operacionais também contam com recursos próprios que podem facilitar seu uso, tornando-os mais acessíveis. A seguir, há uma lista de links para páginas que orientam quanto à utilização desses recursos. 

Relatório de práticas de acessibilidade Web (WCAG 2.1 do W3C)

https://accessmonitor.acessibilidade.gov.pt/results/https:%2F%2Fwww.tjac.jus.br

 

Última modificação: 13/10/2021
Fonte de informação: Lei Nº 13.146
Formatos disponíveis: HTML
Periodicidade: Anual
Responsável: Diretoria de Tecnologia da Informação – DITEC
E-mail: ditec@tjac.jus.br
Telefone: (68) 3302-0361

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.