Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC

Apresentação

O NUPEMEC

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC tem por atribuição essencial planejar, efetivar e fomentar a utilização de métodos alternativos de solução de conflitos, como a conciliação e a mediação, a fim de proporcionar à sociedade uma prestação jurisdicional célere, efetiva e que solucione os conflitos de forma preventiva, contribuindo para a pacificação social.

“Em 2010 o Conselho Nacional de Justiça – CNJ instituiu grupo de trabalho para realizar estudos e propostas de ações com vistas a elaborar uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios, em especial, os métodos autocompositivos. Esse trabalho de organização, sistematização e aprimoramento foi consolidado pela Resolução nº 125/2010 do CNJ, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses.”

“Os Cejusc’s nasceram de experiências anteriores, entre elas a Lei dos Juizados de Pequenas Causas (Lei n. 7.244/1984), posteriormente aprimorada pela Lei dos Juizados Especiais (Lei n. 9.099/1995). Essas experiências, além de trazerem a mediação para o processo, permitiram a utilização tanto desse método quanto o da conciliação, já arraigada entre nós, em fase anterior à propositura da ação (fase pré-processual), evitando a judicialização de conflitos.”

Para esse fim, estabeleceu a centralização das estruturas judiciárias e determinou aos tribunais a criação de um Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, e, a ele vinculado, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC’s, responsáveis pela realização das sessões de conciliação e mediação que estejam a cargo de conciliadores e mediadores, bem assim pelo atendimento e orientação ao cidadão.

O NUPEMEC/TJAC foi instituído através do Provimento n° 01/2011 (COMAG), em virtude da Resolução n° 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos.

*Texto extraído, em parte, do site do CNJ.

Unidades CEJUSC’S

Atos Normativos

Composição do Núcleo – Biênio 2023/2025

Atas, Pautas e Deliberações

Notícias – NUPEMEC

Curso de Formação de Conciliação e Mediação

Dúvidas frequentes

Fale conosco

Dados estatísticos

Semana Nacional da Conciliação

Cartilha do Superendividado

Última modificação: 17/04/2024
Fonte de informação: Resolução COJUS Nº 52/2021.
Formatos disponíveis: PDF, RTF, Imagem
Periodicidade: Semestral
Responsável: Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito - NUPEMEC
E-mail: nupemecacre@tjac.jus.br
Telefone: (68) 3302-0455

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.