Família é a primeira a chegar para o atendimento no Projeto Cidadão em Epitaciolândia

Os atendimentos aconteceram das 8h às 15h, na Escola Municipal Bela Flor, situada às margens da BR-317. Neste sábado, ação finaliza com Casamento Coletivo

A expectativa de ser uma das primeiras a receber atendimento do Projeto Cidadão fez com que Thyna Tanne Bezerra, 40 anos, chegasse antes do amanhecer desta sexta-feira, 27, à Escola Municipal Bela Flor. Ela chegou exatamente às 4h para garantir uma senha e iniciar os procedimentos de solicitação para a segunda via da carteira de identidade.

Durante a madrugada, Thyna Tanne já garantiu seu lugar na fila, acompanhada de suas cunhadas, mas com o passar das horas, mais de cem pessoas se concentraram na frente da unidade escolar em busca de serviços como registro de nascimento, CPF, RG e outros.

 

O Projeto Cidadão é o programa social mais antigo do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e percorre os lugares mais distantes do estado há quase três décadas, oferecendo diversos atendimentos às pessoas mais carentes e garantindo cidadania. Nesta edição, a atividade faz parte do encerramento da III Semana Evangélica que acontece na cidade, por meio da Associação de Pastores e Ministros de Epitaciolândia e Brasiléia.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou a importância da ação no município. “Por meio do Projeto Cidadão, reafirmamos o compromisso do Poder Judiciário com a promoção da Justiça e a defesa dos direitos fundamentais de todos os cidadãos. A justiça deve ser acessível a todos, e é com grande satisfação que vemos esse projeto desempenhar um papel crucial na realização desse princípio fundamental.”

 

A secretária de Programas Sociais do TJAC, Regiane Verçosa, agradeceu às instituições parceiras e avaliou positivamente o primeiro dia de atendimentos.

“Neste primeiro dia, tivemos um número significativo de visitantes, como podemos ver nas filas e nas salas, mas ainda não fechamos o quantitativo. Todas as servidoras e servidores estão muito envolvidos nos atendimentos. A parceria e união entre as instituições são fundamentais, e quem ganha com isso é a comunidade”, disse.

O presidente da Associação de Pastores e Ministros de Epitaciolândia e Brasiléia, pastor Mario Gilson, falou da importância desse evento para a III Semana Evangélica.

“Estamos muito gratos por todo o esforço do TJAC. Neste primeiro dia, tivemos muitas pessoas, e amanhã os atendimentos serão reforçados com a equipe da Saúde. Esperamos um público ainda maior”, comentou.

Primeiro dia

O trabalho social conta com uma programação completa de serviços, como: emissão de RG, CPF, título de eleitor, carteira de reservista, 2ª via da certidão de nascimento, atendimentos jurídicos, procedimentos odontológicos, testes rápidos (hepatite B e C, sífilis e HIV) e orientação previdenciária.

Nesse primeiro dia, os serviços foram concentrados mais na parte jurídica e, no sábado, serão mais voltados para questão de saúde.

 

Paulo Roberto foi um dos visitantes da atividade. Ele compareceu para resolver muitas pendências de sua documentação e para tirar dúvidas relacionadas as outras questões.

“A vinda do Projeto Cidadão facilita demais a nossa vida. A gente resolve tudo em um único lugar. O atendimento é muito bom, as pessoas têm paciências em explicar quando estamos com dúvidas. Estou muito feliz”, ressaltou.

Outra visitante que não escondeu a alegria em conseguir atendimento foi a idosa Luzia Reis, de 84 anos. Moradora da zona rural de Epitaciolândia, ela compareceu ao mutirão de atendimento acompanhada de familiares.

“Vim fazer minha segunda vida do RG porque perdi o outro. Estou gostando daqui. Tirei foto, tirei xerox, a digital, tudo aqui. Muito bom”, falou.

A equipe da Serventia Extrajudicial de Epitaciolândia, não esteve na escola, mas atendeu na própria unidade de forma gratuita para os moradores do município. A serventia é uma das principais parceiras para a realização do Projeto Cidadão e Casamento Coletivo. A delegatária da Serventia Extrajudicial de Epitaciolândia, Valéria Aquino, parabenizou a equipe do projeto.

 

Parcerias

São parceiros desta iniciativa, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Exército Brasileiro, a Prefeitura de Epitaciolândia, a Associação dos Ministros e Pastores de Epitaciolândia e Brasiléia (Ambep), o Cartório Aquino e o governo do Acre, por meio da Fundhacre, Polícia Militar do Acre (PMAC) e Polícia Civil do Acre (PCAC).

O encerramento será no Ginásio Wilson Pinheiro, às 17h, com a tradicional cerimônia civil dos cem casais inscritos para o Casamento Coletivo.

 

Leia mais: Equipe do Projeto Cidadão organiza últimos detalhes para edição em Epitaciolândia

Projeto Cidadão será realizado em Epitaciolândia nos dias 27 e 28 de outubro

Ana Paula Batalha da Silva | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.