Presidentes dos tribunais da Amazônia Legal dialogam com governadores da região Norte

Magistrados representando os tribunais de Justiça do Acre, Pará, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Amapá e da Corte Superior de Justiça de Madre de Dios, no Peru, e Tribunal Departamental de Justiça de Pando, na Bolívia, estiveram no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, nesta sexta-feira, 12

Iniciando o Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal, nesta sexta-feira, 12, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Regina Ferrari, acompanhada de magistradas e magistrados dos Tribunais de Justiça do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Tocantins, Amapá e da Corte Superior de Justiça de Madre de Dios, no Peru, e do Presidente do Tribunal Departamental de Justiça de Pando, Bolívia, dialogaram com os governadores da região Norte, reunidos em Rio Branco, no auditório do Detran, por ocasião do 27º Fórum de Governadores.

A interseção entre os dois eventos, do Judiciário e Executivo, serve para declarar a importância da articulação entre os poderes em benefício da região, com promoção de direitos e avanço nas áreas do desenvolvimento sustentável.

O momento histórico contou a participação das seguintes magistradas e magistrados: Nazaré Gouveia (presidente do Tribunal de Justiça do Pará), Antônia Siqueira (membra do Tribunal de Justiça do Mato Grosso), Mirza Cunha (membra do Tribunal de Justiça do Amazonas), Angela Prudente (vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins), Mário Mazurek (vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá), Adolfo Cayra (presidente da Corte Superior de Justiça de Madre de Dios) e Jorge Sotelo (presidente do Tribunal Departamental de Justiça de Pando).

Além disso, o corregedor-geral da Justiça do Acre, Samoel Evangelista, e o vice-presidente do TJAC, Luís Camolez, juízes auxiliares, o governador Gladson Cameli e representantes do governo federal e dos nove estados que compõem a Amazônia legal estavam no momento.

Para a presidente do TJAC, o encontro entre os representantes dos poderes foi essencial para formar redes com intuito de proporcionar a pacificação social. Durante seu discurso, a magistrada registrou o momento histórico que era o encontro entre todas as autoridades e clamou pela união de esforços para levar Justiça as populações da nossa região.

“Este é um dia histórico! Histórico não apenas por reunirmos no Acre, Estado mais ocidental do país, que lutou para ser brasileiro, governadores e presidentes de tribunais da Amazônia Legal. Divisamos esta reunião como oportunidade para escrevermos, em linhas assertivas, motivados pelo espírito de cooperação, quais as ações prioritárias que nossas instituições devem promover nos próximos anos para avançarmos no progresso social desta região. A responsabilidade que nos foi cometida é, portanto, interinstitucional, multinível, orientada à realização da paz comunitária com a essencial cooperação dos poderes do Estado para, com entregas efetivas, promover um programa de desenvolvimento com foco na sustentabilidade e justiça social”, disse Ferrari.

Texto Emanuelly Falqueto / Foto Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.