TJAC debate estratégias para melhorar desempenho no Ranking da Transparência do CNJ

Entre 2021 a 2023 o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ficou entre os dez primeiros tribunais estaduais mais transparentes do país, conforme avaliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Nos últimos três anos, de 2021 a 2023, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) conseguiu ficar entre os dez primeiros tribunais estaduais do país mais transparentes conforme o Ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para avançar nessa área, a Administração realizou reunião nesta terça-feira, 20, para debater estratégias com intuito de melhorar o desempenho do Judiciário acreano.

O encontro foi conduzido pela desembargadora-presidente, Regina Ferrari, com a presença da juíza-auxiliar, Zenice Cardozo, e de servidoras e servidores das diretorias, assessorias e do Núcleo de Gestão Estratégica (Nuege).

 

Durante o momento foi apresentado o painel de acompanhamento e monitoramento dos critérios e metas que precisam ser alcançadas pelo TJAC para ter uma boa avaliação no Ranking da Transparência do CNJ. Ainda nesta terça, a equipe do TJAC participa de uma apresentação do CNJ, onde serão detalhadas as metas e elucidado dúvidas.

Ranking da Transparência

A medição é realizada anualmente desde 2018 e tem objetivo de estimular as instituições da Justiça brasileira a apresentarem as informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, com acessibilidade.

Neste ano, o Ranking avalia dez eixos: gestão de pessoas; licitações, contratos e instrumentos de cooperação; Serviços de Informação ao Cidadão (SIC); Gestão Orçamentária; Sustentabilidade e Acessibilidade; Gestão; Audiências e Sessões; Auditoria e Prestação de Contas; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Ouvidoria.

Dentro desses parâmetros cada diretoria, gerência, assessoria do TJAC atua para garantir a transparência. Afinal, esse princípio da Administração Pública é estabelecido na Constituição Federal e é essencial para consolidação do Estado Democrático de Direito.

Texto Emanuelly Falqueto / Foto Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.