TJAC e UFAC assinam Termo de Cooperação para digitalização de processos judiciais manuscritos

Com a parceira processos datados de 1903 a 1978 serão transformados em arquivos digitais, preservando a memória e história do Judiciário acreano

Processos judiciais manuscritos, datados de 1903 a 1978, que revelam detalhes sobre as primeiras atividades do Judiciário no Acre, começarão a ser digitalizados. A ação que amplia a preservação dessa memória será possível, pois, nesta quinta-feira, 12, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e a Universidade Federal do Acre (Ufac) assinaram o Termo de Cooperação Técnica n.° 036/2020.

A parceria foi firmada com a assinatura do desembargador-presidente do TJAC, Francisco Djalma, da reitora da Ufac, professora Dr.ª Margarida Aquino, do vice-reitor, professor Dr. Josimar Batista, do professor que coordenará o projeto de digitalização, Mário Luís Villarruel, e também da gerente de Acervo do Judiciário, a servidora Ana Lúcia Cunha.

Na ocasião o desembargador-presidente ressaltou a importância da memória, do resgate da história do Judiciário que se entrelaça com a vida das pessoas e das instituições acreanas, e ainda agradeceu a Ufac. “Em nome do Judiciário agradeço pela vinda da Universidade para realizar essa digitalização dos documentos que constituem a história e a identidade do Judiciário acreano”, comentou o magistrado.

Ao assinar o Termo, a reitora reconheceu a relevância de cooperação, que beneficia a sociedade e o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. “O papel da Universidade Federal é de formação pesquisa, ensino e extensão e também de responsabilidade social com a sociedade acreana. Afinal, somos a única Universidade Pública do Estado. É nosso papel contribuir”, afirmou a reitora, professora Margarida Aquino.

O trabalho será realizado pelo professor Dr. Mário Luís e por acadêmicos dos curso de Direito e Letras, como parte do Projeto de Pesquisa intitulado “Sociedade adscrita, direito manuscrito: a atividade filológica na edição e preservação de documentos centenários da Justiça Acreana (arquivos do TJAC)”.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.