Corregedor-geral da Justiça prestigia posse das novas conselheiras e conselheiros do CNJ

Durante a sessão foram celebrados acordos de cooperação técnica com a FGV e divulgada as novas regras para a oportunidade de ingresso na magistratura para PCDs

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, participou da cerimônia de posse de seis novos integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo quatro conselheiras e dois conselheiros. O evento ocorreu na sede do CNJ, em Brasília, nesta terça-feira, 20.

Desembargador Samoel Evangelista, acompanhado do corregedor-geral de Justiça do TJPA, José Roberto Pinheiro
Desembargador Samoel Evangelista, acompanhado do corregedor-geral de Justiça do TJPA, José Roberto Pinheiro

As conselheiras e conselheiros empossados no CNJ, são: ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos; desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano; desembargadora Mônica Autran Machado Nobre; juíza de Direito Renata Gil de Alcantara Videira; juíza Federal Daniela Pereira Madeira; e advogada da União Daiane Nogueira de Lira.

No decorrer da solenidade, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou soluções inovadoras para tornar a justiça mais célere e acessível à população vulnerável, além de eficiência nas ações colaborativas que melhorem o sistema de Justiça.

O ministro citou o “Mapa Nacional do Tribunal do Júri”, ação voltada a dar resposta mais ágil aos crimes com maior gravidade e que permitirá a identificação, pelos tribunais, de gargalos específicos relacionados aos crimes dolosos contra a vida. Durante a fala, também citou ações de caráter afirmativo e de aproximação com a sociedade, como as bolsas de estudo que permitem maior inclusão de pessoas negras e indígenas na magistratura, assim como ações voltadas à equidade de gênero.

Durante o dia aconteceu também a 1ª Sessão Ordinária, onde foi celebrado o acordo de cooperação técnica com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), voltado à ampliação do ingresso de pessoas negras e indígenas na carreira da magistratura brasileira e a aprovação do ato normativo que estabelece novas regras de ingresso na magistratura para Pessoas com Deficiência (PCDs).

 

Claudio Angelim - estagiário sob supervisão / Fotos: CNJ e arquivo pessoal | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.