TJAC realiza cerimônia de aposição de retrato da desembargadora Waldirene Cordeiro na Galeria de Presidentes

A galeria é um espaço que transcende as paredes físicas do tribunal, representando a continuidade e evolução da justiça no Acre

Nesta quarta-feira, 13, a Corte da Justiça acreana realizou a cerimônia de aposição do retrato da desembargadora Waldirene Cordeiro na Galeria de Presidentes do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A homenagem foi prestada pela sua condução do Judiciário no biênio 2021-2023.

A desembargadora Waldirene Cordeiro foi a 29ª presidente do TJAC e a sexta mulher a ocupar o mais alto cargo na gestão administrativa da instituição. O retrato confeccionado pelo artista plástico Leandro Melo registrou o sorriso e a simpatia da desembargadora na técnica óleo sobre tela, seguindo o padrão das demais pinturas.

Simbolicamente, a homenagem ocorreu na mesma data em que ela comemora sua posse como desembargadora, realizada em 13 de dezembro de 2012. “Eu nunca imaginei que seria juíza” e ao entregar palavras de sua memória, também lembrou seu discurso quando assumiu o Tribunal em que se comprometeu em servir com humildade.

Assim, aproveitou o momento para registrar a contribuição das pessoas que estão em seu gabinete, das diretoras que compuseram sua equipe, o apoio dos pares e o amor de sua família, que estavam presentes para testemunhar esse momento solene e carregado de emoção.

Por fim, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, afirmou que a desembargadora Waldirene Cordeiro ostenta uma trajetória marcada pela excelência e dedicação. “Foi uma líder inspiradora, cuja visão, competência e humanidade continuam a guiar nossos passos”, concluiu Ferrari.

Desembargadora Waldirene Cordeiro

Waldirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro é acreana de Rio Branco. Graduada Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre, com pós-graduação em Direito Público (2005), pela Faculdade Integrada de Pernambuco, e Mestre em Direito do Estado (2007), pela Universidade da Amazônia (PA).

Iniciou sua carreira jurídica exercendo a advocacia privada, em 1991, seguida da advocacia nas prefeituras de Capixaba e Senador Guiomard. Atuou como procuradora jurídica concursada da prefeitura municipal de Rio Branco. Em 1998, iniciou a carreira de Promotora de Justiça substituta do Ministério Público do Acre, em 2000, vitaliciada no cargo de Promotora de Justiça.

Formada pelo Programa de Gestão Avançada do Advance Center de Amana-Key (2011), além de ter participado de diversos cursos de capacitação e de conhecimento estaduais e nacionais. Em 2012, tomou posse como desembargadora, passando a integrar 2ª Câmara Cível do TJAC.

Atuou como Juíza Eleitoral, na classe de desembargador, no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Acre, atuando, ainda, como Juíza da Propaganda Eleitoral, no ano de 2014.

A desembargadora já atuou na Comissão de Organização Judiciária, Regimentos, Assuntos Administrativos e Legislativos, coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, e no Núcleo Socioambiental Permanente, que coordena atualmente. Atuou no Comitê Gestor do Planejamento e da Estratégia do Poder Judiciário do Estado do Acre, coordenou o Projeto de Justiça Restaurativa, do Programa Justiça Presente, do Conselho Nacional de Justiça.

Já presidiu a 2ª Câmara Cível, exerceu a vice-Presidência, a Corregedoria Geral e a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Acre. Ocupou o cargo de Corregedora-Geral da Justiça. Durante o biênio 2021-2023, assumiu o governo do Estado do Acre, em exercício, por 12 vezes nos termos da Constituição, no artigo 71, que permite a transferência quando, simultaneamente, o governador, o vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre estão ausentes, e assumiu o cargo de secretária de Cultura do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) em 2022.

Atualmente, é a coordenadora da Infância e Juventude do TJAC.

Texto: Miriane Teles/ Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.