Equipe da 2ª Vara de Proteção à Mulher realiza visitas à DEAM e Casa Rosa Mulher

Objetivo das visitas foi fortalecer o diálogo interinstitucional entre os órgãos que compõem a Rede de Proteção Estadual à Mulher, para melhorar os atendimentos prestados conjuntamente às vítimas

O diálogo entre as instituições que atendem as mulheres em situação de violência doméstica e familiar é essencial. Se não houver integração entre os órgãos que atendem a mulher, é provável que a vítima não consiga acessar serviços que tem direito, como saúde e afastamento do trabalho. Com esse objetivo de aproximar mais ainda os atores, a equipe da 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco visitou no último dia 18 de agosto, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a Casa Rosa Mulher, na capital.

Foram nove pessoas, entre servidoras, servidores e a estagiária conhecer as unidades, incluindo a juíza de Direito Louise Kristina. A ação de fortalecimento das relações interinstitucionais também integrou o encerramento da 24ª Semana da Justiça pela Paz no Lar, realizada entre os dias 14 e 18, e a campanha nacional, Agosto Lilás, que busca fortalecer o combate a esses crimes.

As delegacias especializadas são instrumentos cruciais para que a mulher seja acolhida corretamente, sem passar por novas violências, quando decide apresentar queixa contra os crimes sofridos. As novas instalações da Deam da capital foram entregues em abril deste ano, após reforma e readequação, para fornecer um ambiente mais apropriado aos atendimentos.

Já a Casa Rosa Mulher é um centro de referência no trabalho de acolhimento e proporcionar atividades de capacitação técnica-profissional, com o objetivo de promover os direitos e o empoderamento das mulheres vítimas de violência.

Para a titular da 2ª Vara de Proteção à Mulher as visitas técnicas foram oportunidade de aproximar as equipes para aprimorar o trabalho em conjunto. “É de grande valia a interação entre o Poder Judiciário e as instituições que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher. Conhecendo de perto os serviços prestados pela rede de proteção permitirá um atendimento de excelência e muito mais humanizado. Agradeço o apoio de toda a equipe da 2ª Vara de Proteção à Mulher, que acreditou no projeto e está cada vez mais comprometida e consciente da importância do nosso trabalho”, disse Kristina.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.