Comsiv realiza workshop para agentes comunitários de saúde de Sena Madureira

Ação faz parte da programação do Agosto Lilás e da 24ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, e ainda foi apresentado aos agentes comunitários, a campanha Respeite meu Espaço, voltada a conscientização sobre a Lei de Importunação Sexual

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizou nesta quinta-feira, 17, na sede de Secretaria Municipal de Saúde, o Workshop com o tema ‘Conhecendo a violência doméstica Você faz a Diferença’ para os agentes comunitários de saúde de Sena Madureira.

Coordenado pela desembargadora Eva Evangelista, que também é Ouvidora da Mulher, a ação faz parte da programação do Agosto Lilás e da 24ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Na ocasião, foi apresentado aos agentes comunitários, a Campanha ‘Respeite meu Espaço’, em parceria com a Assembleia Legislativa do Acre, voltada À conscientização sobre a Lei de Importunação Sexual.

O workshop tem como foco capacitar os agentes para identificar vítimas de violência doméstica bem como criar o fluxo de atendimento dos casos de violência física para acompanhamento da Patrulha Maria da Penha. A atividade foi ministrad pela assessora jurídica da Comsiv, Isnailda Silva, que explanou sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, além dos princípios da Lei Maria da Penha.

A ação foi prestigiada pela secretaria de Programas Sociais do TJAC, Regiane Verçoza. Bem como, também contou com a presença do promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa que falou sobre a importância dessa ação. “A violência doméstica, principalmente a violência voltada contra à mulher cresceu muito no Estado do Acre. A importância do trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça é muito grande, que tem encampado campanhas e convidado o Ministério Público para juntar forças nessa pauta. Aqui em Sena Madureira, estamos unidos juntamente com os agentes comunitários, que são as pessoas que trabalham diretamente com a comunidade na zona rural ou urbana, para promover ações que coíbam a violência. É um prazer estar junto ao TJ ”, finalizou.

O secretário de Saúde do Município, Donizete Fernandes também falou sobre a relevância da atividade com os agentes comunitários. “Essa parceria é importante haja vista que os agentes comunitários de saúde são a “porta” das nossas unidades, são eles que estão todos os dias, casa a casa, conhecem a realidade de cada família. A gente, enquanto Secretária de Saúde, ficamos gratos pela parceria com o Tribunal de Justiça, por ter disponibilizado profissionais para fazer essa orientação para que entendam a necessidade e a importância de denunciar os casos de violência doméstica e familiar”, concluiu.

A 3ª Sargento Raquel Santos, responsável pela Patrulha Maria da Penha de Sena Madureira, no 8º Batalhão da Policia Militar do Acre (PMAC), disse que ações dessa natureza são de “extrema importância, pois os agente comunitários de saúde vão até as comunidades, conhece as casa, conhece a clientela que ele tem, então eles tem o contato diretamente com qualquer situação, seja de violência domestica e familiar quanto de outros crimes também. Portanto, essa parceria firmada com Tribunal de Justiça, Ministério Público, Conselho Tutelar, Patrulha Maria da Penha, CRAS, CREAS, vai significar positivamente no trabalho, pois os casos serão identificados com mais facilidade”, comentou a militar.

Sena Madureira conta atualmente com 103 agentes comunitárias de saúde que trabalham diretamente com as famílias senamadureirenses. A Prefeitura de Sena Madureira e o Governo do Estado do Acre são parceiros do TJAC por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar e a Polícia Militar com a atuação da Patrulha Maria da Penha.

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.