Projeto Infância Literária é realizado em comemoração aos 120 anos da Justiça no Acre

Alunos da Escola Frei André foram recebidos no Palácio da Justiça para participarem de uma manhã literária, com contação de história, recebimento de livros infanto-juvenis e visita guiada à exposição

Dentro da programação de comemoração dos 120 anos da Justiça no Acre e 60 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), aconteceu a 2ª edição do Projeto Infância Literária, nesta segunda-feira, 3, no Palácio da Justiça no Centro de Rio Branco.

A atividade é organizada pela Presidência do TJAC, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), com parceria da Secretaria de Estado Educação, Cultura e Esportes (SEE) e apoio das Fundações de Cultura Elias Mansour (Fem) e Garibaldi Brasil (FGB).

Compareceram ao evento a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari; a coordenadora da CIJ/TJAC, Waldirene Cordeiro; a desembargadora Denise Bonfim; o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro; a defensora pública geral, Simone Santiago; o secretário adjunto de Educação Reginaldo Prates, representando a SEE.

Além disso, alunos e alunas da Escola Frei André, da Cidade do Povo, juntamente com professores e professoras da instituição, participaram do projeto. Durante a manhã foi realizada uma contação de histórias, com a mediadora Tânia Macoli, entregue lanche e os estudantes ganharam livros infanto-juvenis, doados ao Projeto. Por fim, o grupo visitou a exposição permanente no Palácio da Justiça, que conta a história do Judiciário acreano, com as explicações da gerente de Acervos da Judiciário, Ana Cunha.

O objetivo da ação educativa é democratizar o acesso aos livros e estimular a leitura dos alunos e consequentemente auxiliar na aquisição de linguagem, vocabulário das crianças, como explicou a presidente do TJAC.

A magistrada ainda convidou cada uma das crianças a ser agente da paz: “Eu tenho muito orgulho de ter começado minha carreira na Educação, sendo professora da alfabetização rural, no meu estado. O melhor bem que temos são os livros, as leituras. Sejam o que vocês quiserem ser, mas tem que estudar. Criança que estuda, que aprende as lições de moral não vai fazer o mal. E eu quero convidar vocês a serem soldados da paz”, disse Ferrari.

A coordenadora da Infância e Juventude ressaltou a importância da leitura para o desenvolvimento. “Hoje é um dia feliz, porque é a segunda edição desse projeto, Infância Literária, que começou com a desembargadora Regina Ferrari. Afinal, a vida da gente é um continuar de estudos, de leitura. Não é só a telinha de computador, telinha de celular, livro também faz a gente viajar e conhecer o mundo”, disse Waldirene Cordeiro.

O secretário adjunto de Educação agradeceu a parceria com o Judiciário no desenvolvimento de ações educativas. “Vocês podem chegar onde vocês quiser e sonhar, vocês têm capacidade só depende de cada um de vocês. Quero também lembrar a importância de sermos parceiros desse projeto, nós, da Secretaria, na pessoa do secretário Aberson Carvalho, afirmamos que estaremos presentes”, comentou Reginaldo Prates.

A aluna Isabelly Oliveira de Melo, do 5º ano, gostou de ter participado e aprendido sobre a história do Acre. “Eu achei muito especial e legal. Aprendi muita coisa que não sabia sobre a história do Acre, que hoje nós que estamos no futuro não sabemos muito sobre antes, antigamente, e é muito bom saber e conhecer, foi por causa do que aconteceu antes da gente, que estamos aqui agora”.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.