Celebração Ecumênica é realizada pelo aniversário de 60 anos de instalação do TJAC

Evento marcou ainda os 120 anos da justiça no estado; datas são comemoradas em 15 de junho

Garantir justiça para a paz social é a missão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) que vem a cada ano fortalecendo seu compromisso com a área social e mostrando à sociedade sobre a importância do respeito à diversidade. Após uma emocionante sessão solene marcada por homenagens aos cidadãos e cidadãs que ajudam/ajudaram a construir a história da justiça acreana, a quarta-feira, 14, finalizou com a celebração ecumênica, no Palácio da Justiça, para marcar o aniversário de 60 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre e os 120 anos da justiça no estado, comemorados no dia 15 de junho.

Lideranças das religiões Católica, Evangélica, Espírita e da Umbanda manifestaram suas mensagens conforme suas crenças, em harmonia e com igual liberdade de expressão, parabenizando o Poder Judiciário acreano por mais um ano de conquistas, histórias e efetivação dos serviços nas causas de milhares de pessoas que buscam a garantia de seus direitos.

Em seu pronunciamento, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari destacou ser um momento de grande significado para todos que fazem parte do Sistema de Justiça e para a sociedade em geral. Para ela, para que a Justiça cumpra seu papel de forma plena e efetiva, é necessário que ela seja plural e diversa, que represente a sociedade em toda a sua complexidade com magistrados e servidores engajados e comprometidos com a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da liberdade.

“A Justiça é um espaço de diálogo e de construção de consensos. É por meio dela que os cidadãos podem ter suas vozes ouvidas e seus direitos protegidos. É por meio dela que a sociedade pode enfrentar conflitos e buscar soluções justas e equilibradas. Por isso, neste dia de celebração, queremos reafirmar nosso compromisso com a Justiça e com a democracia. Queremos reafirmar nossa crença na pluralidade e no respeito às diferenças. E queremos reafirmar nossa confiança de que, juntos, podemos construir um futuro melhor para todos”, destacou.

Participaram do evento magistradas e magistrados do Poder Judiciário do Acre, servidoras e servidores, o governador do Estado, Gladson Cameli, além de representantes das instituições que fazem parte do Sistema de Justiça.

 

Celebração

O Culto Ecumênico em Ação de Graças, onde cada líder religioso deixou sua mensagem de fé e esperança, dando graças e bênçãos, pedindo proteção a todos nessa semana de comemorações pelo aniversário do tribunal, possibilitou um momento para os participantes refletirem sobre o ato de servir, a humildade e que todos são iguais.

O coordenador do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre e coordenador da Área Missionária Católica da Cidade do Povo, padre Máximo Lombardi foi o mediador da celebração. Ao iniciar, agradeceu ao TJAC pelo apoio nas ações sociais desenvolvidas na Cidade do Povo e explicou que o estudo ecumênico é um movimento de conscientização para a cultura da paz. Ele compartilhou também que o grupo se reúne um vez ao mês para trata de assuntos que possam prevalecer a união. 

E a cultura da paz foi o eixo da celebração. O pastor Afonso Geber, da Igreja do Evangelho Quadrangular do Bairro do Quinze, leu o Salmo 15 que traz perguntas a Deus e termina com resposta divina. Ele falou que a verdadeira justiça só se colhe frutos bons quando se pratica a paz, e a dirigente do Centro Cultural e Tenda de Umbanda Luz da Vida, mãe Marajoana de Xangô compartilhou sobre razão e emoção, da consciência do ser humano em ser justo em seus atos e da disciplina. 

A dirigente Espírita do Portal Francisco Cândido Xavier, Maria José Dantas pontuou sobre o amor, a caridade e a justiça desejando que todos alcancem a justiça que Deus determinou para o universo.

O evento finalizou com a apresentação do Coral Batista da Colina.

 

Texto: Ana Paula Batalha - Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.