TJAC articula parceria com Ministério Público e Defensoria para ampliar atendimentos à população de municípios isolados

Proposta é instalar Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (CIAC) nas cidades onde não tem comarca instalada, disponibilizando canais on-line no horário do expediente para atender a população que procurar a unidade

A presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) junto à Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) realizou reunião nesta segunda-feira, 27, com Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), com objetivo de articular parceria para ampliar os atendimentos à população nos municípios de difícil acesso no estado.

A proposta é operacionalizar os Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (CIACs), onde será disponibilizado canais on-line de segunda à sexta-feira, no horário do expediente, das 7h às 14h, para que a pessoa ao buscar a unidade seja direcionada para dialogar por videoconferência com o Órgão que necessite.

Primeiro, intenciona-se colocar o serviço em funcionamento na cidade de Porto Walter, para depois levar o CIACs para outras cidades, onde não tem comarcas instaladas, como Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.

Dessa forma, procura-se garantir o acesso à Justiça e ao atendimento com instituições que integram o Sistema de Justiça. “Os Centros Integrados de Atendimento trarão garantia de acesso, promovendo um serviço de Justiça em rede de forma permanente”, comentou a desembargadora-presidente do TJAC, Regina Ferrari.

Além da presidente do TJAC, também estavam presentes no encontro o corregedor-geral da Justiça Samoel Evangelista, a juíza de Direito auxiliar da Presidência, Zenice Cardozo, a procuradora-geral Adjunta, Rita de Cássia, a subdefensora-geral, Roberta Caminha, assim como, diretores e diretoras da Administração do Judiciário.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.