TJAC institui Comitê Local da Primeira Infância do Judiciário do Acre

Organização tem objetivo de estimular a governança colaborativa dentro do tribunal e também em articulação com outros órgãos públicos e entidades para garantir direitos e proteção das crianças e adolescentes

Com objetivo de dar continuidade as ações e medidas de proteção as crianças e adolescentes, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) institui o Comitê Gestor Local da Primeira Infância do Poder Judiciário do Acre, com a publicação da Portaria n.°301/2023, publicada na edição n.°7.236 do Diário da Justiça Eletrônico, da sexta-feira, 3.

A organização tem o intuito de executar o projeto “Justiça começa na infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano e integral”, assim como, atender a Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância

Além disso, é dever do Comitê, que será coordenado por uma magistrada ou magistrado, fomentar governança colaborativa tanto no âmbito do Tribunal quanto do sistema de garantias de direitos para proteção das crianças e adolescentes.

Iniciativas acreanas

Ultrapassando seu dever jurisdicional, o Judiciário do Acre implantou a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), liderada pela desembargadora Regina Ferrari. A CIJ abraçou o desafio da proteção infantil com ações e também articulações interinstitucionais, com órgãos da Rede de Proteção.

Dessa forma, busca-se consolidar a garantia de direitos e ainda realizar de iniciativas e projetos preventivos, como o “Colo de Amor”, onde os membros da CIJ e da Rede de Proteção vão até as casas de acolhimento de crianças, levando itens básicos de necessidade e carinho.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.