Presidente do TJAC faz visita institucional à Defensoria Pública do Estado do Acre

Acompanharam o encontro o vice-presidente do TJAC e o corregedor-geral da Justiça, desembargadores Luís Camolez e Samoel Evangelista, que também integram a cúpula diretiva do Judiciário acreano

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Regina Ferrari, realizou, na tarde desta terça–feira, 14, uma visita institucional à Defensoria Pública Estadual (DPE). Na ocasião, a magistrada foi acompanhada pelo vice-presidente do TJAC e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargadores Luís Camolez e Samoel Evangelista, respectivamente.

Na sede da DPE, os magistrados foram recebidos pela defensora pública geral Simone Santiago, com quem estiveram reunidos por cerca de uma hora, para estabelecer tratativas, estreitar parcerias, além de alinhar a criação de novas ações conjuntas entre a Defensoria Pública e o Poder Judiciário do Estado do Acre, a exemplo do que já é feito no Projeto Cidadão, do Tribunal de Justiça.

“As parcerias com as instituições públicas são muito importantes para o entrelaçamento e a concretização dos direitos dos nossos cidadãos. A Defensoria sempre foi nossa parceira institucional no julgamento dos processos, no atendimento aos nossos cidadãos. Temos certeza que juntos poderemos encontrar melhores resultados a bem da proteção desses direitos, dentro desse sistema de garantias, onde se incluem o Ministério Público, a Defensoria, a OAB e todos os parceiros institucionais e órgãos públicos, juntamente com o Tribunal”, destacou, na ocasião, a desembargadora-presidente Regina Ferrari.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez assinalou a importância do encontro com a defensora pública geral para o alinhamento das ações conjuntas que continuarão a ser encampadas pela DPE juntamente com o Tribunal de Justiça do Acre. Foi dada ênfase, em especial, ao retorno das audiências presenciais e a melhor forma de alinhar os trabalhos do órgão com a prestação jurisdicional.

“O encontro foi oportuno. Foram alinhadas as formas de trabalho para o retorno das audiências presenciais nas unidades judiciárias e o meio adequado para dinamizar os fluxos de trabalho nas unidades judiciárias que exigem maior celeridade na prestação jurisdicional em prol dos mais carentes e menos afortunados. O foco principal está voltado para a prestação jurisdicional”, comentou o vice-presidente do TJAC.

Também o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, ressaltou a importância da parceria com a DPE/AC e demais parceiros institucionais, para a melhoria dos serviços prestados à população.

“Essa parceria é de fundamental importância. Porque a Defensoria Pública é que é responsável pelos atendimentos àquela parcela da população que não tem como pagar pelos serviços de um advogado. Então estreitar – ainda mais – os laços com a DPE/AC é garantir que esses cidadãos tenham, na verdade, garantido o acesso à Justiça e a resolução de suas demandas. Muito positivo o encontro”, considerou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista.

Entrega de kits

Ao final do encontro, a presidente do TJAC entregou à defensora pública geral e sua equipe kits ecológicos com caneca de porcelana com a logomarca do Poder Judiciário do Acre, blocos de anotações e canetas produzidas com bambu, que ressaltam a responsabilidade socioambiental da Justiça.

A defensora pública geral Simone Santiago, por sua vez, agradeceu a visita e renovou o compromisso da DPE/AC com a prestação dos serviços à população e com o Poder Judiciário do Estado do Acre.

“Foi uma honra receber a visita da cúpula diretiva do TJAC, principalmente porque discutimos pautas de interesse comum entre as instituições que beneficiam diretamente o acesso à justiça e a garantia de direitos da população”, disse a defensora pública geral, Simone Santiago.

Marcio Bleiner Roma Felix | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.