Comunicação com superiores é ponto positivo para servidoras e servidores em teletrabalho no TJAC

Relatório divulgado pela Comissão Gestora do Teletrabalho do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) demonstra que com o regime diferenciado de prestação de serviços servidores consideraram que aumentaram produtividade e ainda aumentaram a satisfação e motivação com o trabalho

Para 98% das servidoras e servidores em regime de teletrabalho no Judiciário do Acre a comunicação, a relação com superiores e superioras é boa, permitindo a receptividade e apresentação de novas sugestões para melhoria dos serviços prestados. Esse é um dos resultados revelados no Relatório da Comissão Gestora do Teletrabalho, do biênio 2021/2023.

Com o documento, foi possível identificar o alto índice de a satisfação com a execução do serviço, para 96% das pessoas o teletrabalho aumentou a motivação com o serviço e todos e todas disseram que, as atividades executadas neste regime, possibilita convivência familiar. Assim, servidoras e servidores registraram que essa modalidade proporcionou qualidade no tempo com familiares, melhor concentração e organização para realização das atividades profissionais, além de permitir uma melhor organização dos assuntos da vida pessoal.

Os dados foram obtidos por meio de questionário respondido por 88% das pessoas que estavam desempenhando suas funções nessa modalidade, no momento da aplicação da pesquisa, no final de 2022. O questionário foi organizado em seis seções: identificação do servidor; condições de trabalho; comunicação com o gestor da unidade e chefia imediata; percepção sobre gestão do tempo; satisfação e desempenho profissional; e qualidade de vida.

Produtividade

Para a maioria das pessoas em teletrabalho, 70%, a produtividade foi avaliada de forma excelente, sendo 27% reconheceram como boa e somente 3% disseram que a produtividade é razoável. Somados a isso, ressalta-se que 78,9% afirmaram que tiveram aumento de produtividade com o teletrabalho.

Com a pesquisa ainda foi possível identificar pontos que precisam ser aperfeiçoados, por exemplo, a necessidade de realização de atividade física, com alongamentos. Dessa forma, a gestão do TJAC por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) elaborará programa contínuo de conscientização sobre os benefícios de realizar esse tipo de exercício para o aumento da qualidade de vida.

Porém, mesmo com essa necessidade detectada, quando perguntados se o regime de teletrabalho contribuiu para melhoria dos cuidados com a saúde, 96% das servidores e servidores responderam que sim.

Outro ponto positivo de destaque que pode ter consequências para avanço da produtividade, é que 100% das pessoas que responderam o questionário afirmaram gostar das atividades desenvolvidas em teletrabalho.

Perfil

Além dos indicativos sobre produtividade e satisfação, o relatório fornece um panorama sobre quem são as pessoas em teletrabalho no Judiciário estadual. Segundo o Relatório, dos servidores em teletrabalho: 71,5% são mulheres; 69,9% é da Comarca de Rio Branco; 57% são casados; 76% possuem pós-graduação; e, apesar de ser permitido residência em outro Estado, 64% das pessoas em teletrabalho residem no Acre.

Com essas informações a gestão do TJAC pode estabelecer ações e estratégias mais focadas para aumentar a produtividade e qualidade de vida.

Teletrabalho

O teletrabalho é um regime de serviço onde a pessoa executa suas funções em local diverso daquele estabelecido pela Administração, usando ferramentas tecnológicas. Entretanto, é necessário cumprir uma série de exigências, como plano de trabalho, metas e atender as necessidades da instituição para efetiva prestação jurisdicional.

Essa modalidade foi instituída pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em outubro de 2017, pela Resolução do Conselho da Justiça Estadual (Cojus), n.°32/2017. Atualmente a Justiça acreana conta com 214 pessoas ativas no teletrabalho, distribuídas pelas comarcas e unidades do Estado. Na época da pesquisa, eram 211.

Emanuelly Falqueto | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.