Projeto ECA na Comunidade finaliza 10ª edição com mais de mil pessoas atendidas

Os diálogos estabelecidos com a comunidade escolar, pais e responsáveis dos estudantes representam um trabalho preventivo contra todas as formas de violências.

Abuso Sexual Contra Criança e Adolescente e a importância e obrigatoriedade de acompanhamento da vida escolar dos filhos foram os temas abordados pela pedagoga da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Acre (CIJ/TJAC), na programação da 10ª edição do Projeto Eca na Comunidade, iniciada em novembro de 2021 e encerrada nesta semana.

Os diálogos estabelecidos com a comunidade escolar, pais e responsáveis dos estudantes representam um trabalho preventivo contra todas as formas de violências, visando à garantia do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

A 10ª edição do projeto contemplou alunos entre o 5º e 9º ano, além de pais/responsáveis de 14 escolas de Rio Branco, totalizando 1.476 pessoas atendidas. A pedagoga 2ª Vara da Infância e Juventude, Alessandra Pinheiro, explicou que as atividades com os alunos foram planejadas para serem executadas em dois momentos.

No primeiro, ela trabalhou por meio de vídeos, cartilhas, material em power point, quais as formas de violência sexual; como reconhecer e se proteger de situações de risco ou de abuso e quais os canais de denúncia quando houver situação de abuso sexual e outras formas de violência contra criança e adolescente. No segundo momento, o professor juntamente com a  turma, organiza uma campanha educativa sobre o tema em questão, a partir do planejamento disponibilizado pela servidora do TJAC.

“Foi muito bom! Os alunos participaram ativamente. Na oportunidade, tiramos dúvidas e orientamos as alunas e alunos a serem capazes de entender que ninguém pode tocar em suas partes íntimas”. O diálogo claro, segundo a pedagoga, que explicou o que é, como identificar e onde denunciar o abuso sexual, é uma das formas mais eficazes de prevenir e enfrentar essa violência.

“Ensinar desde cedo como se proteger e onde denunciar é fundamental, uma vez que não só contribui para a redução dos índices de violência contra esse público como também estimula as vítimas a falar sobre um tema tão delicado como o abuso sexual. Na atividade destinada aos pais, o foco foi a necessidade de envolvimento deles na rotina escolar dos filhos. “Vai além de simplesmente perguntar como foi o dia, o que a criança aprendeu e verificar se o dever de casa foi feito”, acrescentou.

Na palestra, a equipe mostrou aos pais e responsáveis como é necessário eles também dedicarem tempo para comparecer tanto nas reuniões periódicas com os demais pais da turma, como em encontros individuais com os professores — além de eventos extraordinários que abrem a escola para a família.

“É interessante pensar que o ambiente escolar é composto por uma gama de atividades e momentos especiais para os alunos. Eles acontecem de maneira organizada, muitas vezes pautados em agendas que são previamente compartilhadas com a família”, concluiu.

O juiz de Direito Wagner  Alcântara, titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de Rio Branco destacou que grande parte das denúncias são provenientes das escolas, “geralmente as crianças contam para um amigo ou para a professora, assim é dado o devido encaminhamento, que permite a ação da Justiça”, destacou.

Passos para prevenir o abuso sexual

Conversar com as crianças, considerando a idade, sobre o corpo e os cuidados que devemos ter. É importante aprenderem a nomear as partes e o que é íntimo;

Explicar que ninguém pode tocar em suas partes íntimas e que não podem tocar na parte íntima de outras pessoas.

Conversar com eles sobre a diferença entre um carinho saudável e um carinho não apropriado. Também não devem aceitar presentes em troca de carinhos.

Supervisionar o acesso de crianças e adolescentes à internet;

Não forçar a criança ou adolescente a dar abraços e beijos em pessoas que ela não se sinta confortável, seja de alguém de dentro da família ou fora dela.

Deixá-los sempre com alguém de confiança e estar atento ao que as crianças e adolescentes têm a dizer sobre a pessoa que está cuidando deles;

Converse muito com seus filhos! Dê atenção ao que têm a dizer.

Mostre que você está sempre por perto para o que a criança ou adolescente precisar. Geralmente os abusadores observam o funcionamento familiar e aproveitam de situações de distanciamento dos pais na vida dos filhos para iniciar o processo de abuso sexual.

Denuncie. Disque 100.

Ana Paula Batalha da Silva | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.