Coger dialoga com TJPE sobre sistema de controle de arrecadação

Objetivo da reunião realizada por meio de videoconferência foi incrementar fiscalização sobre arrecadações de serventias extrajudiciais

Para continuar aprimorando os mecanismos de fiscalização no Estado do Acre, a Corregedoria Geral da Justiça (Coger) realizou reunião por meio de videoconferência com representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nessa terça-feira, 10. O objetivo foi conhecer o Sistema de Controle de Arrecadação das Serventias Extrajudiciais (SICASE), desenvolvido pelo Poder Judiciário local.

O corregedor-geral, desembargador Júnior Alberto, o juiz-auxiliar da Coger, Leandro Leri Gross, servidores da Corregedoria e da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJAC participaram da conversa com o assessor de tecnologia da informação da presidência do TJPE, Allan Teles.

A utilização do sistema seria para que os pagamentos dos serviços prestados pelos cartórios extrajudiciais ocorram por meio de boletos. Dessa forma, visa-se evitar problemas de desvios e cobranças abusivas, acima das tabelas de preços estipulados, além de fortalecer a arrecadação, aumentar o controle, fiscalização e diminuir o risco de roubos, pois o dinheiro iria para  uma conta bancária e não ficaria na Serventia Extrajudicial.

Durante a reunião, a equipe acreana pôde visualizar a interface e a operacionalidade do sistema, bem como compreender o gerenciamento das arrecadações. O desembargador considerou a reunião produtiva para municiar a Administração com dados que embasarão as estratégias de trabalho a serem adotadas para o aperfeiçoamento das ferramentas de controle.

“Nossa conversa foi esclarecedora, percebo que o sistema exige um planejamento maior para sua implantação. Mas parabenizo o Tribunal de Justiça de Pernambuco por essa inovação que confere segurança e confiabilidade e nos colocamos à disposição para trocarmos experiências”, comentou o corregedor-geral.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.