Presidente do TJAC participa de Encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência dos Estados do Norte

Durante o dia, diversas mesas temáticas serão tratadas com autoridades federais, estaduais e municipais; acadêmicos, empresários e líderes de associações civis de interesse

A dinâmica dos fluxos migratórios na Amazônia foi tema de debate nesta quinta-feira, 23, na abertura do Encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência dos Estados do Norte (Sisbin). O evento acontece com representantes do executivo, legislativo e da sociedade civil, durante todo o dia no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Rio Branco.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, participou como autoridade da mesa de abertura e destacou que: “É uma satisfação participar e contribuir para a discussão dessas questões tão relevantes para a nossa região e para todo o Brasil. A Amazônia, é berço de uma biodiversidade única, e tem sido historicamente palco de intensos fluxos migratórios, sejam eles motivados por questões econômicas, sociais, ambientais e políticas.”

“Neste encontro, temos a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas, buscando aprimorar nossas ações e políticas públicas relacionadas aos fluxos migratórios. Que possamos juntos, trabalhar em prol de uma Amazônia mais justa, inclusiva e sustentável, onde a diversidade seja valorizada e os direitos de todas e todos sejam assegurados,” concluiu a presidente.

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa, afirmou que: “A realização desse encontro em uma área como o Acre é de fundamental importância, por toda a história e posição geográfica. Nós somos um País aberto e isso exige de nós profissionais um olhar mais aprofundado, para que essa característica não se torne uma eventual vulnerabilidade ou de uma ameaça.”

A Agência Brasileira é um órgão central facilitador do sistema e está à disposição de todos os órgãos para sermos unidos. O Estado é uno, sendo de fundamental importância a institucionalizando das relações,” enfatizou o diretor-geral.

Os juízes de Direito, Fábio Farias, Joelma Nogueira e Robson Shelton também estiveram presentes na abertura do evento.

Durante o dia, diversas mesas temáticas serão tratadas com autoridades federais, estaduais e municipais; acadêmicos, empresários e líderes de associações civis de interesse, entre elas, o “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes.”

Texto: Claudio Angelim - estagiário sob supervisão / Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.