TJAC e TRE-AC atuam em projeto para aplicação da linguagem simples nos mandados judiciais

O Design Thinking estimula a abordagem de situações de uma forma crítica e criativa, por meio da criação de condições propícias para a consolidação do entendimento colaborativo visando a tomada de decisão

Na última semana, foi realizado o curso “Design Thinking para Formação de Laboratoristas” pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC). A formação contemplou também profissionais do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com o objetivo de despertar a inovação, criatividade e empreendedorismo público no Poder Judiciário.

A juíza auxiliar da Presidência do TJAC, Zenice Cardozo, assinalou que um dos resultados da iniciativa já estão em andamento: “os laboratoristas vão facilitar a construção de um fluxo para a tramitação dos mandados distribuídos pelos dois tribunais, utilizando-se, inclusive, da linguagem simples”.

Atualmente, o TJAC cumpre os mandados do TRE/AC, porque eles não possuem oficiais de Justiça em seu quadro funcional. O fortalecimento da parceria institucional para esse fim representa uma otimização de recursos. Portanto, a partir da formação continuada, foi depositado um olhar técnico sobre esse convênio, que seguirá amadurecendo com reuniões e oficinas para a construção do fluxo.

O projeto tem a coordenação do vice-presidente do TJAC, desembargador Luis Camolez, que é o responsável em conduzir as ações de implantação da linguagem simples, e do presidente do TRE-AC, desembargador Junior Alberto.

A juíza auxiliar da Presidência do TRE/AC, Louise Santana, avaliou positivamente essa etapa da atividade educativa. A palestrante do curso foi a servidora da Justiça Federal de São Paulo, Gisele Fessori. “O curso presencial foi muito dinâmico e produtivo, o que trouxe boas perspectivas para o nosso trabalho”, disse Santana.

A aplicação atende ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, o qual o TJAC tornou-se signatário em janeiro. Conforme a normativa, pretende-se adotar ações e projetos utilizando a linguagem de forma direta e compreensível a todos os cidadãos, comprometendo-se também com a acessibilidade.

Texto: Miriane Teles / Fotos: Comunicação TRE-AC | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.