Cerca de 130 estudantes participam de palestras do projeto “Eca na Comunidade”

Voltado ao público adolescente, o tema escolhido foi o “bullying” – tratando sobre situações de intimidação, deboche ou ofensa contra colegas

Nos dias 23, 24 e 28 de novembro foram realizadas três palestras do projeto “Eca na Comunidade Direitos e Deveres” na Escola Estadual Professor Pedro Martinello, localizada no bairro Montanhês de Rio Branco. Cerca de 130 alunos de 7° e 8° ano do ensino fundamental participaram da atividade, que é desenvolvida pela Coordenadora da Infância e Juventude, do Tribunal de Justiça do Acre.

Ministrada pela pedagoga da equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude, Alessandra Pinheiro, o tema tratado foi os vários tipos de bullying. O bullying é o termo adotado para a intimidação sistemática, ou seja, atos de violência física e/ou psicológica que ocorrem de forma intencional e repetitiva, sem motivação evidente, sendo praticado por grupos ou indivíduos com objetivo de intimidar ou agredir.

A partir disso, a palestrante explicou sobre as penalidades previstas na lei para quem pratica esse tipo de conduta e os impactos dessa violência para a vítima, a escola e para a sociedade. Logo, esse diálogo com a comunidade cumpre o objetivo dessa de difundir uma cultura de paz, prevenir a ocorrência de violências, assim construindo ambientes mais saudáveis e acolhedores para todas as alunas e alunos, permitindo seu desenvolvimento pessoal de forma adequada e defesa dos direitos humanos.

No entanto, a ação não se encerra em si, uma vez que a proposta é estender o debate em aula, o que vai ser feito pelos professores da unidade escolar. Assim, o aprofundamento desse tema se completa com novos olhares e novas perspectivas acerca desse tipo de violência.

Miriane Teles *com fotos cedidas | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.