Atuação do Núcleo de Apoio à Jurisdição colabora para a redução de acervo de varas

O Nujur é uma estrutura que colabora no cumprimento de metas estabelecidas para o Poder Judiciário acreano

O Núcleo de Apoio à Juridisdição (Nujur) do Tribunal de Justiça do Acre divulgou o balanço estatístico de produtividade relacionado ao mês de julho. Neste ano de 2023, as varas atendidas foram: 1ª Vara de Proteção à Mulher, Vara Cível de Brasiléia, 3ª Vara Cível da Rio Branco, Vara Cível de Sena Madureira e Vara Cível de Tarauacá.

Dentre as Comarcas, destaca-se o atendimento à Tarauacá: até o fim de julho foram expedidas 2.508 minutas de decisões, despachos e sentenças. A atuação do Nujur colaborou para a redução de 2,76% do acervo da unidade.

Entretanto, o total de minutas feitas pela assessoria do Nujur é de 4.275. Outro dado a ser realçado  é o trabalho de apoio à 1ª Vara de Proteção à Mulher: foram expedidas 976 minutas, no qual observou-se a redução de 7,42% no número de processos em tramitação, totalizando 568 processos a menos no acervo dessa unidade.

O Nujur está vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça, e o juiz Alex Oivane é o coordenador da unidade. O magistrado enfatizou o progresso expresso nos dados: “houve uma significativa redução na quantidade de processos pendentes e isso contribuiu para a diminuição significativa do acervo das unidades”. Nesse sentido, é importante considerar que os aprimoramentos adotados na prestação jurisdicional estão atentos à concretização do princípio da duração razoável do processo, norma prevista no artigo 5º da Constituição Federal.

A supervisora Alynne Teixeira assinalou que a equipe de assessores do Nujur é formada por cinco servidores, no qual ela está na supervisão e desenvolve o trabalho juntamente com mais outros quatro colaboradores sendo: Andréa Stefania, Euzébio Izidorio, Michaele Viana e Paulo Costa. “O alinhamento de objetivos e a harmonia entre os colegas possibilitaram o avanço do trabalho. A equipe tem se demonstrado engajada e em constante desenvolvimento, logo o reflexo disso está espelhado nos resultados alcançados”, concluiu.

O reconhecimento também parte do corregedor-geral da Justiça: “merece destaque o empenho desse grupo de servidores, que atuam sob a coordenação do juiz-auxiliar Alex Oivane. A dedicação e o compromisso é uma marca da atuação dos nossos servidores e tem o reconhecimento da Administração. O esforço de cada um tem sido um fator decisivo para a agilidade dos trabalhos, em benefício do jurisdicionado”, afirmou o desembargador Samoel Evangelista.

Miriane Braga Teles | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.