Modernização de equipamentos chega à Comarca de Porto Acre

Novos PCs vão acelerar tanto o ritmo de trabalho interno como o atendimento à população; presidente do TJAC esteve no Fórum Mamed Caruta da Silva para compartilhar momento com servidores

Nem a proximidade das festas de fim de ano e do recesso forense fizeram a atual gestão do Poder Judiciário (PJ) acreano desacelerar o ritmo de entrega dos novos equipamentos às unidades judiciais do estado. Os computadores e outros itens de hardware têm como objetivo principal dar mais agilidade tanto aos atendimentos ao público usuário dos serviços da Justiça como aos trabalhos internos desenvolvidos por magistradas, magistrados, servidoras, servidoras, colaboradoras e colaboradores.

Foi assim que, na manhã desta segunda-feira, 19, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) se deslocou à sede do Fórum Mamed Caruta da Silva, juntamente com a diretora judiciária Raquel Cunha, para realizar a entrega do maquinário ao corpo de serventuários da Comarca de Porto Acre.

Ao chegar ao local, a desembargadora-presidente inicialmente fez questão de cumprimentar a todas e todos, realizando breve visita às instalações físicas do Fórum Mamed Caruta da Silva, que foi entregue à população em 2016, mesmo ano de instalação da Comarca de Porto Acre.

A presidente do TJAC destacou o ganho de produtividade que servidoras e servidores terão com os novos dispositivos, máquinas muito mais ágeis do que os obsoletos computadores que ainda estavam sendo utilizados.

“Tudo isso é fruto do trabalho da gestão, do trabalho de todos nós, (…) e eu falo também pelo desembargador Roberto Barros, que é o nosso vice-presidente, pelo desembargador Elcio Mendes, que é o nosso corregedor-geral. Então, para nós é uma alegria, uma satisfação muito grande”, ressaltou a desembargadora-presidente Waldirene Cordeiro.  

A magistrada presidente do Tribunal de Justiça do Acre também aproveitou o momento para destacar alguns dos avanços obtidos durante a atual gestão, em prol não somente de uma categoria, mas de todo Poder Judiciário, como a garantia de indenização de férias igualmente para magistrados e servidores; o avanço na arrecadação financeira do Poder Judiciário, obtido com o aumento do repasse do duodécimo do orçamento do Estado, além da recente nomeação de 15 novos juízes de Direito substitutos, que tão logo concluam o curso de formação serão direcionados para exercer as atividades junto às comarcas do interior.

“Mais do que vocês estou eu feliz, porque estamos entregando algo que não acontecia há muito tempo. Depois de 20 anos conseguimos aumentar o repasse do duodécimo de 8,00% para 9,75%. Pagamos até as indenizações mais antigas, de forma igual, tanto para magistrados como para servidores, sem distinção, pleitos até de 2009 que ainda estavam retidos. Então, eu agradeço muito a vocês. Desejo um Feliz Natal e um Feliz 2023”, explicitou a desembargadora Waldirene Cordeiro.    

O supervisor administrativo Anderson dos Santos falou em nome da equipe. Ele agradeceu o investimento em novos equipamentos e assinalou a dificuldade dos oficiais em cumprir os mandados, em razão do tamanho da Comarca de Porto Acre e de sua distribuição demográfica. 

“Nós é que agradecemos. A administração da senhora tem dado bons frutos pra gente. A gente trabalhava com computadores já bem antigos. Agora está bem melhor. E, assim, a Comarca de Porto Acre é um mundo, são 5 vilas distintas, com mais de 100 quilômetros pra chegar até o final. Nós atendemos aqui todas essas vilas vizinhas, que são do Amazonas. Nós temos outra vila no Km 52 da BR-317. E temos ainda o Projeto Tocantins, que são mais uns 20 ramais”, disse o servidor. 

Ao final, a desembargadora-presidente pediu aos servidores que mantenham o cuidado com as novas máquinas, tendo o devido zelo pelo patrimônio público.  

 

Márcio Bleiner | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.