TJAC realiza nesta terça-feira (20) a abertura da Exposição Itinerante 5 Décadas da Justiça Acreana

Evento histórico acontece na Comarca de Xapuri e será conduzido pela desembargadora-presidente Denise Bonfim.

O Tribunal de Justiça do Acre promove nesta terça-feira (20) a abertura de uma inédita exposição sobre o Judiciário Estadual. A desembargadora-presidente Denise Bonfim vai conduzir a solenidade de abertura, que acontece no Fórum da Comarca de Xapuri, a partir das 11h.

Com auxílio irrestrito da Presidência do TJAC, a “Exposição 5 Décadas da Justiça Acreana” é um dos mais importantes trabalhos já elaborados pela Diretoria de Informação Institucional (Diins), junto com a Gerência de Acervos (Geace). O projeto inovador sintetiza com textos e fotografias organizados em 11 painéis os principais capítulos da história da Instituição.

O projeto

A iniciativa teve o apoio da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges), na viabilização do Convênio nº 799492/13, firmado com o Ministério da Cultura (Governo Federal), e a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), a qual integra o Governo do Acre.

O projeto se torna ainda mais emblemático porque neste ano o Tribunal vai completar 55 anos de instalação. Nesse meio tempo, não houve uma ação com essa pujança cultural, que ainda será acrescida de pelo menos dois vídeos a serem exibidos em 2018, capitaneados pela Diins e pela empresa contratada pelo convênio.

A Secretaria de Relações Públicas e Cerimonial (Serep) do Tribunal também apoia a ação, a exemplo da Diretoria Regional do Vale do Acre (Drvac).

A ideia é resgatar a memória da Justiça Estadual, sobretudo no que tange à defesa da democracia, e a garantia dos direitos dos cidadãos.

Trata-se ainda de um significativo projeto educacional, vez que proporcionará a acadêmicos, estudantes de outros níveis de ensino, operadores do Direito e demais setores da comunidade, uma rica fonte de pesquisa, informação e conhecimento.

A Comarca de Xapuri

Xapuri tem seu nome em homenagem aos índios Chapurys que habitavam a região. Considerado o “berço” da Revolução Acreana, o município é símbolo do Movimento Ambientalista Mundial. Popularmente conhecida como a “Princesinha do Acre”, a cidade é conhecida também por seu filho mais ilustre, o seringueiro e líder sindical Chico Mendes, que viveu toda a sua vida na localidade.

A Comarca de Xapuri foi instalada em 18 de janeiro de 1913 e o seu Fórum foi palco do julgamento dos assassinos de Chico Mendes em 1990. Evento teve cobertura da imprensa nacional e internacional.

Estrutura:

  • Uma Vara Única de feitos Cíveis e Criminais;
  • Uma Subsecretaria para processos do Juizado Especial Cível e Criminal;
  • Uma unidade administrativa com atribuições de Protocolo, Central de Mandados e Secretaria do Foro.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.