Tribunal de Justiça do Acre lança programação especial da Semana das Mães

Ações buscam a promoção à prevenção, à saúde e ao bem-estar das mães, a qualidade de vida e a priorização máxima do servidor pela atual gestão.

A atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre lançou oficialmente nesta segunda-feira (9) uma programação especial voltada às mães. Um dos grandes diferenciais é que as atividades ocorrem durante toda a semana. Outro é que são diversas ações voltadas à promoção da saúde e ao bem-estar das mães.

Conduzida pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, a bem prestigiada solenidade ocorreu na Sede da Instituição, e teve as presenças dos desembargadores Denise Bonfim (vice-presidente), Regina Ferrari (corregedora geral da Justiça), Waldirene Cordeiro e Júnior Alberto. A juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina, a juíza de Direito Louise Santana, diretores, gerentes, assessores, secretários e servidores também estiveram presentes. Em caráter especial, havia também muitas mães, as quais participaram das atividades, como massagem, rodas de conversas sobre cuidados com o corpo, ioga etc.

abertura_semana_maes_tjac_1

“Estamos dedicando não apenas um dia, mas sim uma semana toda às mães, na perspectiva da humanização e da alteridade (que é colocar-se no lugar do outro), adotadas por esta gestão. Essa iniciativa visa a qualidade de vida, o cuidado com as servidoras e a prevenção à saúde”, assinalou a Presidente do TJAC, ressaltando que “o servidor é prioridade máxima em sua gestão.

abertura_semana_maes_tjac_3

Após o lançamento da programação, houve a participação cultural da equipe da Rádio Humanizar, da Secretaria Adjunta de Humanização do Governo do Estado, que realizou dinâmicas com as mães e cantou diversas músicas populares. Houve também uma aula experimental de ioga com a professora Cecília Monteiro.

abertura_semana_maes_tjac_2

As atividades acontecem em diversas outras unidades (Fórum Barão do Rio Branco, Fórum Criminal, Juizados Especiais, Fórum da Avenida Ceará, Varas da Infância e da Juventude e também no Palácio da Justiça).

Dentre essas ações que seguem até o dia do encerramento (sexta-feira, 13), haverá:

  • Orientação e agendamento de exames preventivos colo do útero/câncer de mama
  • Vacinação
  • Aferição de pressão
  • Glicemia
  • Massagem rápida
  • Alongamento com bola suíça
  • Dicas sobre reabilitação do assoalho pélvico feminino
  • Maquiagem
  • Rodas de Conversas sobre Alimentação Saudável
  • Exposição e orientação sobre suplementos alimentares
  • Rodas de Conversas sobre a importância da doação do aleitamento materno
  • Exposição de bolsas, sapatos e acessórios femininos

A atual gestão do Tribunal de Justiça do Acre já que implementou várias iniciativas de qualidade de vida, bem-estar, promoção e prevenção à saúde, e benefícios para os servidores.

Mesmo dispondo de poucos recursos financeiros, de lá para cá ações, iniciativas, projetos, programas e atividades foram colocados em prática, no afã de garantir ao servidor da Justiça as melhores condições de trabalho, benefícios e garantias, saúde, bem-estar e estabilidade na carreira.

Nesse sentido, diversas campanhas como essa já foram implementadas desde o início da Administração, em fevereiro de 2015, como a Semana dos Pais, o Outubro Rosa, o Novembro Azul, Homenagem ao Servidor Público, o Arraial etc.

Diversos benefícios também foram garantidos, como o inédito auxílio-alimentação, que era um desejo antigo dos servidores; e o auxílio-saúde, cujo valor foi elevado. Também a Gratificação por Alcance de Resultados (GAR), que foi aperfeiçoada e elevada já neste ano de 2016. Houve também o cumprimento integral do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

É preciso fazer menção ainda à ação inovadora do Gabinete Itinerante da Presidência, que ouviu as demandas dos servidores em todas as Comarcas do Estado e, dentro do possível, procurou sanar os problemas apontados e atender as suas necessidades.

Outra ação inovadora é a construção do Restaurante do Servidor, aqui na sede do Tribunal – um sonho acalentado de há muito pelos servidores – e que já será entregue no próximo mês.

A desembargadora-presidente Cezarinete Angelim sempre tem assinalado que os servidores “são as mãos, colunas, o alicerce e o maior patrimônio da Instituição”, razão pela qual tem trabalhado com afinco para lhes assegurar a atenção, cuidado, valorização e respeito.

É exatamente por isso, que, segundo a presidente do TJAC, os servidores são tratados como prioridade máxima de sua Administração, incluídos desde o início no Plano de Gestão.

Dias, locais e horários das atividades:

Terça – 10/5 – Fórum Criminal

Horário de 8 às 12h

Quarta – 11/5 – Fórum Barão do Rio Branco

Horário de 8h às 12h

Quinta – 12/5 – Juizados Especiais

Manhã – Horário de 8h às 12h

Quinta – 12/5 – Fórum da Avenida Ceará

Tarde – Horário de 14h às 17h

Sexta – 13/5 – Varas da Infância e Juventude

Manhã – Horário de 8h às 12h

Programação especial de encerramento

Na próxima sexta-feira (13), haverá a solenidade (veja programação na íntegra aqui) de encerramento da Semana das Mães, a partir das 15h, no Palácio da Justiça.

Essa programação incluirá uma série de atividades, como:

  • Exposição de orquídeas;
  • Apresentação cultural infantil (com os filhos de servidoras do Poder Judiciário);
  • Apresentação de balé infantil;
  • Apresentação Cultural;
  • Apresentação da orquestra de flauta doce da Escola de Música do Acre;
  • Sorteio de brindes.
Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.