TJAC lança nesta quarta-feira (3) Planejamento Estratégico 2015-2020

O Tribunal de Justiça do Acre dá início nesta quarta-feira (3) aos primeiros passos para se projetar no futuro. A instituição vai lançar oficialmente o Planejamento Estratégico 2015-2020 no Teatro Plácido de Castro (Teatrão), a partir das 18h30min, em um evento aberto ao público.

Desembargadores, juízes, servidores, colaboradores e representantes de outras instituições são os principais convidados para a atividade.

O encontro também terá a participação especial de representantes da empresa 3GEN, contratada para executar (em um caráter de gestão participativa) o Planejamento Estratégico 2015-2020.

O conjunto de informações expressas nesse documento final visa nortear as decisões e ações administrativas e legais do TJAC na busca de solução dos problemas judiciais, administrativos e operacionais, atingindo a excelência na prestação de serviços à sociedade.

Durante toda essa terça-feira (2), houve um evento interno, chamado de Alinhamento Estratégico, voltado aos desembargadores, juízes de Direito, diretores, gerentes, assessores e diretores de secretaria.

A finalidade desse trabalho interno são as discussões de revisão do Planejamento Estratégico, que passará a viger nos próximos seis anos do Tribunal.

Programação

A programação será conduzida pelo desembargador-presidente Roberto Barros. Além de sua fala, o representante e sócio da 3GEN, Fábio Moreira, também irá se pronunciar. A empresa atua na área de Consultoria e Educação com vistas ao desenvolvimento de soluções para a execução da estratégia em organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos.

Em seguida, haverá a participação de três tribunais de Justiça estaduais: o do Distrito Federal, o de Santa Catarina e o do Mato Grosso do Sul. Os presidentes e/ou diretores de estratégia dessas instituições irão apresentar os casos de sucesso, as ações voltadas à estratégia que lhes permitiram alcançar lugar de destaque no cenário nacional.

Não por acaso, esses tribunais foram escolhidos/convidados para participar do evento. O último relatório do Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontou o TJDF, com 79%, como o de melhor índice no desempenho de produtividade entre os tribunais de médio porte.

Já o TJSC, que pertence ao mesmo grupo, ficou em segundo lugar nesse mesmo comparativo, com 77%.

Por outro lado, o TJMS alcançou 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), destacando-se entre os tribunais de pequeno porte.

O Tribunal de Justiça do Acre já ocupa pelo terceiro ano consecutivo o índice de produtividade máxima nessa mesma categoria (IPC-Jus).

Importância da iniciativa

Os próximos anos do Tribunal de Justiça do Acre começaram agora. Leia, se informe e descubra como a sua vida e o seu trabalho serão afetados pelo Planejamento Estratégico 2015-2020 (ouça o podcast completo sobre o assunto).

Ouça aqui:

O planejamento estratégico não se limita a assuntos administrativos ou é restritivo àqueles que atuam na área de administração do Tribunal.

Na verdade, acaba afetando diretamente tanto a vida dos que trabalham em todo Judiciário, seja na Capital ou interior do Estado, quanto na vida dos cidadãos – e indiretamente na dinâmica outras instituições.

O documento busca garantir, dentre outras medidas, a continuidade das ações nas mudanças de gestão nos tribunais, por meio do estabelecimento de metas de curto, médio e longo prazos.

Além disso, todos os segmentos – magistrados, servidores, 1º e 2º graus, Capital e interior, área judicial e administrativa -, estão sendo representados e podem dar sua contribuição para que se planeje e se consolide um tribunal melhor para todos.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.