Iniciativa facilita a emissão de autorização de viagem para crianças e adolescentes; o resultado será divulgado em setembro
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é finalista da 2ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na subcategoria Ideias Inovadoras, com o projeto “Viajus”, que simplifica o processo de autorização de viagens de crianças e adolescentes. A lista de selecionados foi publicada na sexta-feira, 15, no site da organização.
O projeto “Viajus” foi desenvolvido de forma colaborativa pelos Laboratórios de Inovação dos Tribunais de Justiça do Acre (TJAC), Amazonas (TJAM), Amapá (TJAP), Roraima (TJRR), e Rondônia (TJRO). E tem o intuito de desburocratizar o acesso à autorização, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em áreas remotas.
A proposta foi concebida de forma colaborativa, usando a metodologia Design Thinking, e também com o apoio das Coordenadorias da Infância e Juventude dos tribunais, magistradas e magistrados, além de servidoras e servidores ligados à emissão das autorizações de viagem.
Com a iniciativa, a emissão do documento passa a ocorrer de forma descomplicada, por meio de tecnologias simples e acessíveis. Planeja-se usar o WhatsApp ou um formulário eletrônico. A intenção é assegurar agilidade no atendimento, sem deixar de garantir segurança jurídica e redução de custos.
2º Prêmio Inovação
A premiação estimula o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções dentro dos tribunais brasileiros, conforme a Resolução n.º 395/2021, do CNJ. Além disso, reconhece os esforços do Judiciário para oferecer melhores serviços e ampliar o acesso às cidadãs e aos cidadãos.
O resultado será divulgado no Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Judiciário – 5º FestLabs Nacional, entre os dias 3 e 5 de setembro, no Pará. Confira os demais projetos concorrentes:
Subcategoria Ideias Inovadoras
- Banco de Sentenças das Justiças Militares (STM, TJMMG, TJMRS, TJMSP)
- CAP 360º (TRF4, TJRS, TRE RS, TRT4)