Projeto de arborização reforça compromisso ambiental do Judiciário acreano

Iniciativa entre TJAC e DNIT busca transformar paisagem próxima à sede do Judiciário em Rio Branco

A proposta de uma ação conjunta entre o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do seu Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap), e a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre foi tema de reunião realizada nesta terça-feira, 22, com  intuito de promover a paisagem urbana, com a  arborização de uma área próxima ao TJAC, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade ambiental da capital acreana.

Rio Branco é a terceira capital brasileira com menor percentual de ruas arborizadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A iniciativa, portanto, representa um passo simbólico que contribui para agregar valor paisagístico e funcional ao espaço urbano, com benefícios diretos ao clima, à saúde e ao bem-estar da população.

Estiveram presentes no encontro o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira; a coordenadora do Nusap, desembargadora Waldirene Cordeiro; o superintendente regional do DNIT no Acre, Ricardo Araújo; além das equipes técnicas das instituições envolvidas.

O projeto fortalece a atuação socioambiental do Judiciário acreano, que já possui iniciativas nesse campo. Um exemplo é o Bosque da Justiça, uma Área de Preservação Permanente (APP) de mais de 70 mil metros quadrados mantida pelo TJAC em Rio Branco. Outra referência é o Bosque Florido, localizado na Cidade da Justiça, em Cruzeiro do Sul, que conta com uma trilha ecológica de 196 metros de extensão, proporcionando integração entre Justiça e natureza.

“O compromisso do Judiciário acreano com o meio ambiente vai além das decisões judiciais. Ele se reflete em ações concretas, como essa parceria com o DNIT, que pretende transformar a paisagem urbana e fortalecer a consciência ecológica. Cuidar do espaço que nos cerca é também uma forma de promover cidadania e garantir qualidade de vida para todos”, destacou o presidente do TJAC, desembargador Laudivon Nogueira.

“A arborização urbana é uma ação simples, mas de grande impacto. Estamos somando esforços para valorizar o meio ambiente e a qualidade de vida da população”, afirmou a desembargadora Waldirene Cordeiro, coordenadora do Nusap.

Ricardo Araújo reforçou o compromisso do DNIT em atuar também em parceria com instituições que promovam ação que beneficia diretamente a população.

 

Texto: Andréa Zílio / Foto: Gleilson Miranda | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.