Atividade faz parte da formação inicial dada as novas e os novos integrantes da magistratura acreana que foram empossados em janeiro de 2025. Objetivo foi subsidiar as profissionais e os profissionais para realizar as atividades correcionais
Entre as funções das juízas e juízes está a fiscalização dos cartórios extrajudiciais. Para conhecer mais sobre essa atividade, oito as magistradas e magistrados que foram empossados em janeiro deste ano realizaram atividade imersiva no cartório extrajudicial do Bujari e no 2° Ofício de Registro de Imóveis de Rio Branco.
Essa etapa da formação inicial continuada foi conduzida pelo juiz de Direito Alex Oivane e teve objetivo de dar uma visão sobre as funções das atividades de correições, conhecer as unidades, verificarem as rotinas de trabalho e dialogarem com as titulares dos cartórios, Marlene Decarli e Ana Paula Bittencourt.
Durante as visitas também foi apresentado as magistradas e magistrados o programa Solo Seguro, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado no Acre para ampliar o acesso à títulos definitivos de imóveis, com regularização fundiária.
Outra intenção das visitas técnicas foi subsidiar as juízas e juízes substitutos sobre seu papel quando forem realizar correições em serventias extrajudiciais. Capacitar os profissionais para atuar na área com teoria e prática é um dos módulos da formação inicial de magistradas e magistrado, promovida pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud).





