Esjud fortalece atividade jurisdicional com o curso Tabelas Processuais Unificadas

Ação auxilia na gestão das unidades judiciárias e em uma maior agilidade na entrega da prestação jurisdicional aos cidadãos.

 

O auditório do Palácio da Justiça foi tomado nesta semana por mais de uma centena de profissionais da Justiça, que participaram do curso Tabelas Processuais Unificadas (TPUs). Realizada pela Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), a atividade fortalece a atividade jurisdicional em todo Estado. No total, mais de 300 cursistas foram capacitados.

Com o objetivo principal de promover o conhecimento das TPUs e o manuseio no Sistema Eletrônico de Gestão (SGT), a ação educacional foi destinada a magistradas(os) e servidoras(es), muitos dos quais participaram on-line pelo Google Meet.

O desembargador Elcio Mendes tem se valido da ideia de atingir o maior número de pessoas possível. Ou seja, pautado a sua gestão por uma Escola mais inclusiva que, além de Rio Branco, alcance as comarcas localizadas no interior do Acre.

Segundo o diretor da Esjud, essa qualificação assume relevância considerável, uma vez que “propicia mais controle, correta classificação e movimento dos processos, além de maior eficiência no dia a dia da Instituição”.

Importância e avaliação

Na modalidade presencial, o curso “Tabelas Processuais Unificadas – Módulo I | Público Interno” foi realizado na segunda-feira (25) e na terça-feira (26) de março. A transmissão pelo Google Meet englobou servidoras(es) lotados(as) no interior do Estado. Com carga horária de 6 horas-aula, todas as vagas foram preenchidas. Os trabalhos foram abertos pelo juiz de Direito Cloves Ferreira, supervisor e representante da Escola.

Assessora técnica administrativa, lotada no Núcleo de Parametrização da Diretoria Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Kellen Stakoviak destacou a relevância da agenda. “As TPUs padronizam nacionalmente o cadastramento e movimentação dos processos em todos os órgãos do Judiciário. O curso proporciona a identificação das inconsistências nos cadastros de classes e assuntos dos processos, e retificá-los consultando o sistema de gestão das tabelas”, disse.

A facilitadora também assinalou que com essa ação a Esjud já se prepara no presente para o futuro. “Com a implantação do novo sistema de processo eletrônico, o e-Proc, a gestão e levantamento dos dados estatísticos poderá ser realizada de forma mais ágil e fidedigna, aplicando as tabelas implantadas no sistema. Assim, auxiliará na agilidade da entrega da prestação jurisdicional ao cidadão e em uma melhor gestão dos processos da unidade judiciária”, concluiu.

A juíza de Direito Adimaura Cruz avaliou o caráter contributivo da iniciativa da Escola. “Foi muito proveitoso. A formadora, extremamente capacitada, demonstrou, de forma prática, diversos aspectos acerca da classe, assunto e movimentação dos processos, além de trazer ferramentas (e como acessá-las), como TPU, Eproc, SGT, a fim de que possamos corrigir eventuais falhas no cadastro e movimentação dos autos e ter o retrato fiel de cada tipo de processo que temos em tramitação. Excelente curso, que possibilita o aperfeiçoamento dos trabalhos”, analisou.

O servidor Vandernilton de Souza, que atua na Vara Criminal da Comarca de Feijó, já está na expectativa de que o Órgão de Ensino ofereça outras formações dessa natureza. “É algo que usamos muito no dia a dia, bem útil para podermos aperfeiçoar o serviço. Espero ter ainda mais oportunidades de aprender, mais informações e conhecimento prático”, frisou.

Público externo

Com o título “Tabelas Processuais Unificadas – Módulo II | Público Externo”, o mesmo curso será ofertado nesta quarta-feira (27), também no Palácio da Justiça.

Com carga horária de 3 horas-aula, também presencial, englobará diversas instituições. O público-alvo são advogados(as), defensores(as) públicos(as), procuradores(as) estaduais, promotores(as) de Justiça, delegados(as) e escrivães da Polícia Civil do Estado.

Marcos Alexandre/ESJUD | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.