Certificação do projeto “Embaixada Jovem Militar” é realizada na Escola Estadual José Ribamar Batista

Com ações interdisciplinares, o projeto está incorporado ao programa “Fortalecendo Vidas” da Coordenadoria da Infância e Juventude

Nesta terça-feira, 21, a Polícia Militar do Acre certificou 41 alunos da Escola Estadual José Ribamar Batista, que participaram do projeto “Embaixada Jovem Militar”. A ação conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude e com recursos do convênio com o Ministério da Justiça, sendo desenvolvida com o objetivo de incluir jovens e incentivar ao bom relacionamento com a família, bom desempenho escolar e protagonismo social.

O projeto ofereceu 138 horas de complementação educacional, por meio de atividades extracurriculares. Desse modo, houve a contribuição de maneira saudável para o desenvolvimento pessoal de cada participante. Esta é a segunda edição da iniciativa, orientada pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, que alinhou a execução com os princípios de disciplina, patriotismo, cidadania e responsabilidade social, portanto prevenindo contra a criminalidade e violência.

O principal momento da cerimônia foi a premiação das alunas e alunos destaques, que receberam uma placa de reconhecimento pelo desenvolvimento do senso de liderança.

  • Kywb Klauver Mesquita da Silva
  • Lorrany Silva Barbosa Viana
  • Marcos Roberto Lima de Souza Júnior
  • Maria Eduarda de Paula Pinheiro

Os primeiros colocados do curso, também foram premiados:

1º lugar: Edvan Silva de Lima

2º lugar: Victor Emanuel Nascimento da Silva

3º lugar: Gabriel Silva Bezerra

Competência e protagonismo

O primeiro lugar, juntamente com a aluna Aryane Yara da Silva foram os oradores da turma. “Falar do curso é falar de perseverança, amizade e companheirismo. Recebemos instruções que marcaram nossa vida e levaremos sempre conosco. Agradecemos aos instrutores que acompanharam nossas atividades externas, pois como no dia da trilha rústica, que nos ensinou a vencer as dificuldades”, discursou Edvan.

Aryane elencou outras práticas e dinâmicas realizadas que contou com o apoio de várias unidades operacionais da Polícia Militar: “o primeiro momento marcante foi quando tivemos uma aula no cinotecnia no Batalhão de Operações Especiais, quando conhecemos a cooperação dos cães policiais e ali foi um momento mágico! Também quando visitamos o Batalhão do Corpo de Bombeiros e tivemos a instrução de rapel, que foi um evento muito bom para todos nós”.

Ser uma embaixadora e embaixador é possuir uma representação junto à comunidade dos valores aprendidos. Todas as turmas do ensino médio prestigiaram a formatura dos amigos, compartilhando o sucesso e bom aproveitamento da formação. O evento continuou com apresentações culturais, com a apresentação de uma valsa e declamação de um poema.

Em seguida, a coordenadora da Infância e Juventude, desembargadora Waldirene Cordeiro, falou que a felicidade dos pais e responsáveis se soma a do tribunal pela formação de embaixadores, que terão em suas ações a cultura de paz.

A diretora da escola, Francicléia Barroso, enfatizou que o projeto teve um valor significativo, porque influenciou positivamente toda a comunidade. “O que nos move hoje é um misto de gratidão e emoção. Nós agradecemos por termos sido escolhidos para esse projeto. Isso permitiu que uma escola da Baixada, fosse referência para a juventude”, exaltou.

Por fim, a coordenadora da Polícia Comunitária e Direitos Humanos, tenente-coronel Ana Cássia Nogueira, direcionou suas palavras aos familiares presentes. Nesse sentido, afirmou que a missão de educar é dos pais, por isso os sensibilizou sobre o fortalecimento de laços, amizade e apoio. Com essas palavras, as primeiras lágrimas começaram a surgir nos rostos dos presentes, refletindo o profundo significado da família para o sentido da vida.

Houve a entrega de certificados pelos padrinhos e madrinhas, assim a emoção dos abraços e as congratulações concatenaram o simbolismo do orgulho ao encerramento. A aluna Ana Letícia estava abraçada com seu pai, na aula inaugural a reportagem conversou com ela e conheceu sua disposição em aprender e definir as diretrizes do seu futuro. Hoje, ela avaliou seu aprendizado: “isso aqui foi uma nova experiência! Eu me surpreendi com o curso, porque ele foi além das minhas expectativas. Estou muito feliz, muito grata, muito realizada. Tudo que eu aprendi eu vou carregar para sempre”.

Texto: Miriane Teles/ Fotos: Elisson Magalhães | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.