Presidente do TJAC prestigia aula inaugural do Projeto Embaixada Jovem Militar

Projeto tem o apoio do TJAC, por meio de recursos do convênio com o Ministério da Justiça, com o objetivo preparar os adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis de despertar a liderança para promover uma cultura de paz

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, participou nesta quinta-feira, 4, da aula inaugural do Projeto Embaixada Jovem Militar, realizado na Escola José Ribamar Batista, no bairro Aeroporto Velho.

Representando a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) esteve a juíza de Direito Isabelle Sacramento. Prestigiaram também o comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Luciano Dias Fonseca e demais representantes da corporação militar.

A chefe do Poder Judiciário, desembargadora Regina Ferrari, em seu discurso, demonstrou entusiasmo pelo início do projeto e deu um recado direto aos adolescentes. “Estou muito feliz de estar aqui nesse momento, esse momento do início desse projeto foi muito esperado. Deixo aqui um recado a todos vocês, espero que aproveitem essa oportunidade de cursarem este período de formação do Embaixada Jovem Militar, que é um dos projetos mais bonitos que a Polícia Militar tem desenvolvido. Vocês, meninos e meninas, tão jovens, a gente tem a certeza que o mundo será melhor porque nós temos muita confiança naquilo que habita no coração de cada um de vocês. Que vocês possam construir um mundo de muito mais paz, pois o mundo está precisando de paz, de um olhar de amor e a paz começa dentro de nós, a partir de um grande despertar de vida, de consciência. Que você possam ser células propagadoras da paz”, disse a desembargadora-presidente.

 

 

A juíza de Direito, Isabelle Sacramento, representando a CIJ, também deixou uma mensagem de incentivo aos jovens e no poder da juventude como determinante para as gerações futuras. “Fico muito feliz em ver projetos como esse se concretizando, pois se a sociedade depende das pessoas, a sociedade que está por vir, depende de vocês. Então vocês têm um papel muito importante na formação da sociedade que está por vir. A formação dos valores de vocês vai repercutir no mundo em que vocês estiverem vivendo”.  

A magistrada abordou ainda sobre como o conhecimento que os jovens estão adquirindo nesse Projeto pode modificar a localidade. “Vocês que estudam perto da comunidade, que conhecem os problemas sociais, as dificuldades, seja na casa, no bairro ou na escola que vocês estudam, a partir do momento que vocês conhecem a realidade e conhecem noções de cidadania através desse projeto, do conhecimento dos direitos que vocês têm, fica muito mais fácil a atuação de vocês. Então, o papel de vocês é muito importante nessa formação e atuarão como formadores de opinião, e isso e determinante em como a sociedade estará daqui a 15 ou 20 anos. Fico muito feliz pela Polícia Militar, fico muito feliz em integrar o Poder Judiciário. Desejo sorte e sucesso a todos vocês”, finalizou a juíza.

A aluna Ana Letícia, do 1º ano, que tem como meta fazer faculdade e passar no concurso da Polícia Rodoviária Federal, falou como tem sido a experiência. “Estou achando muito interessante, pois com as orientações e ensinamentos desse Projeto sobre cidadania e outros assuntos, ajudarão a trilhar para que eu atinja meus objetivos. Minha expectativa são as melhores, estou ansiosa e estou muito disposta a aprender”, concluiu a estudante.

 

 

Projeto Embaixada Jovem Militar

O Projeto Embaixada Jovem Militar consiste num esforço cooperativo do TJAC, PMAC e da escola, com o objetivo de preparar adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão.

Com ações direcionadas a atender os adolescentes do ponto de vista global, fazendo com que tenham a consciência e a incorporação de atitudes cada vez mais positivas e construindo valores que lhes assegurem uma formação escolar, profissionalizante e que auxilie em sua inserção no mercado de trabalho.

A iniciativa tem a proposta de democratizar a prática de esporte e leitura, oferecendo cursos preparatórios, ocupando o tempo livre, bem como despertar a liderança para promover uma cultura de paz, além da interação entre a polícia e a comunidade. Desta forma, evitando o agravamento de distorções sociais, assim sendo ofertado como atividades complementares em escolas públicas.

A “Embaixada Jovem Militar” está incorporada ao programa “Fortalecendo Vidas” do TJAC, que envolve ações sociais e interdisciplinares para a promoção do bem-estar. O Projeto tem o apoio do Tribunal Justiça do Acre (TJAC), por meio de recursos do convênio com o Ministério da Justiça, por meio da Plataforma +Brasil n° 902.189/2020.

 

Elisson Nogueira Magalhaes | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.