Abrigados no Educandário Santa Margarida recebem visitas de voluntários do TJAC

Servidores e servidoras, desembargadoras foram ao local para realizar mais uma edição do projeto Colo de Amor no fim de semana

“Quero um abraço, titia”. Um pedido simples, sem custos financeiros e que faz a diferença na vida do solicitante, que no caso foi de uma criança de três anos, abrigada no Educandário Santa Margarida, que pediu um carinho a uma das servidoras do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Não sabia ela que a equipe do TJAC, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJAC), estava no local para mais uma edição do projeto Colo de Amor para compartilhar com ela e mais cerca de 45 crianças exatamente isso: amor, carinho e atenção. A ação foi especial do Dia das Mães e aconteceu no sábado, 13, e domingo, 14, já que essas crianças não poderão comemorar em razão de estarem sob proteção no abrigo.

Algumas estão no abrigo há pouco tempo, mas muitas já estão por vários meses, até anos, explicou uma das cuidadoras da entidade. Desta forma, como estão afastadas do convívio familiar por um tempo significativo, o carinho que recebem provem dos funcionários e visitantes.

Atendendo ao Art. 4º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, a ação proporcionou aos menores atividades recreativas e alimentação diferenciada com a participação voluntária de magistradas e servidores(as) do TJAC.

Além das mães servidoras e magistradas do TJAC que se dedicam como voluntárias por alguns momentos ao projeto Colo de Amor, o Educandário tem em sua equipe pessoas com verdadeiras histórias de muita dedicação e amor, que optaram em ser verdadeiras mães das crianças que passam pelo local, e de alguns que já vivem há anos ali.

O projeto Colo de Amor, segundo explica a juíza Andrea Brito, membro da CIJ/TJAC, que participou da ação no sábado, representando a coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro, tem o objetivo de trazer alento, conforto e o calor de um colo às crianças em situação de vulnerabilidade. Ela diz ser que a alegria das crianças é notada quando recebem um abraço, um beijo, quando aprendem uma atividade.

 

“Esse projeto consiste basicamente em proporcionar contato humano voluntário levando-se em conta que essas crianças encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade e privadas do convívio familiar necessário para o desenvolvimento saudável durante a chamada primeira infância”, explicou.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, acompanhada dos filhos, das juízas de Direito, Andréa Brito e Louise Kristina, e de voluntários da Assessoria Militar (Asmil), deu continuidade na ação no domingo, realizando a ação com as crianças, além do colo e carinho, fez a distribuição de chocolates. Ela também fez o trabalho de escuta dos acolhidos, para realizar o acompanhamento dos casos. 

A atual Administração do TJAC, presidida pela Regina Ferrari, continua sua atuação, por meio da CIJ/TJAC, na promoção de ações que convergem com o Artigo 227, da Constituição Federal, que prevê a proteção integral à criança e ao adolescente, e com o Pacto Nacional Pela Primeira Infância, firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os diversos atores que integram a rede de proteção à infância no Brasil.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.