Expansão da governança e aprimoramento institucional marcam os 59 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre

A cronologia tem papel essencial enquanto fio condutor do esforço realizado em prol da sociedade acreana

Em 15 de junho de 1963, o Poder Judiciário foi instituído, um ano após a elevação do Acre, que passou de território federal para Estado. A instalação do Poder Judiciário é um momento histórico de suma importância, pois concretiza a autonomia do Estado pela existência dos três poderes e pela garantia de direitos aos cidadãos.

O Palácio da Justiça foi a primeira sede da Corte Acreana. O desembargador Paulo Ithamar Teixeira foi eleito presidente do tribunal. Também compuseram a gestão os desembargadores José Lourenço Portugal e Mário Strano. Conheça mais da memória do Judiciário: clique aqui!

A relação da história com o tempo reflete na maturidade institucional advinda da dedicação e comprometimento de todas servidoras, servidores, magistrados, magistradas, desembargadoras e desembargadores. Nesse horizonte, todos os processos judiciais apresentados à Justiça são também fatos históricos, expressões das demandas sociais, políticas e econômicas, respondidas com sentenças e decisões, pautadas na democracia e paz.

Ao longo dessas quase seis décadas, mais do que julgar, o Judiciário se tornou ainda mais eficiente, transparente e célere. Portanto, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargadora Waldirene Cordeiro, evidencia os desafios atuais:  “a pandemia de covid-19 foi um episódio marcante, que exigiu resiliência e eficácia na nossa atuação. Para além das dificuldades, várias inovações estão em curso, como o Balcão Virtual, a Justiça 4.0, a instalação da usina fotovoltaica e outros aperfeiçoamentos gerenciais e de fluxo de trabalho”.

Entretanto, como afirma o historiador Jacques Le Goff, a temporalidade reforça o fato de que a oposição presente/passado não é um dado natural, mas sim uma construção. Nesse sentido, destaca-se o Sistema de Governança e Gestão Estratégica, aprovado pelo Pleno Administrativo em março. O aprimoramento está registrado na Resolução n° 270/2022,  onde foram instituídos os mecanismos de liderança e controle.

Isto somado ao salto tecnológico, a sustentabilidade, o investimento em readequações estruturais e desenvolvimento de programas sociais sinalizam o progresso e a modernidade do tribunal. A gerente de Arquivos Ana Cunha compreende que esse é um momento de entusiasmo e alegria. “Reverenciamos a nossa história, porque precisamos sempre lembrar quem nos antecedeu, mas planejamos novas soluções para que as metas de distribuir Justiça sejam cada vez mais plenas e acessíveis”.

Em homenagem aos 59 anos de instalação do TJAC, foram produzidos dois vídeos pela Diretoria de Informação Institucional, por meio da Gerência de Comunicação e com apoio da Gerência de Acervos, que estão disponíveis no instagram (@tjacoficial) e no canal do Tribunal no Youtube. Assista e compartilhe: clique aqui! 

Miriane Braga Teles | Comunicação TJAC

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