Comitê Gestor da Inovação do Poder Judiciário do Estado do Acre realiza primeira reunião

Haverá laboratório que será a central para disseminar a cultura da inovação do Judiciário e aprimorar os serviços realizados pela Justiça com uma proposta baseada em modernização, colaboração e sustentabilidade.

Membros do Comitê Gestor da Inovação do Poder Judiciário do Estado do Acre (COINV) realizaram nesta segunda-feira, 30, primeira reunião do grupo para discutir alinhamentos de ações inovadoras que possam ser criadas no órgão. A previsão é o laboratório, que será a central para disseminar a cultura da inovação do Judiciário e aprimorar os serviços realizados pela Justiça com uma proposta baseada em modernização, colaboração e sustentabilidade, seja lançado já na próxima semana.

A reunião foi aberta pelo juiz-auxiliar da Presidência, Leandro Gross, que explicou ser uma orientação do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) a implementação do laboratório. Ele apresentou alguns pontos e enfatizou que a norma estabelece como princípios da gestão de inovação do Judiciário a cultura da inovação, o foco no usuário, a participação, a colaboração, o desenvolvimento humano, a acessibilidade, a sustentabilidade socioambiental, o desenvolvimento sustentável, a desburocratização e a transparência.

Para o juiz, a inovação é para melhorar algo, seja trazendo uma ideia completamente nova, ou melhorando processos e metodologias. “Esse laboratório concentrará as ideias de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, colaboradores e colaboradas. Será voltado para todos que tiverem interesse em contribuir, de fazer parte das ações executadas no órgão”, disse.

No Poder Judiciário do Acre, o Comitê Gestor da Inovação foi instituído pela Portaria Nº 2344 / 2021.

Participaram do encontro, que ocorreu de forma virtual, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Roberto Barros, que destacou a importância da iniciativa; a diretora da Escola do Poder Judiciário (ESJUD), desembargadora Regina Ferrari, que salientou que inovar é uma necessidade e não seria diferente nas organizações. Estiveram presentes no encontro diretores de várias áreas do TJ Acre.

Ana Paula Batalha | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.