Alimentos arrecadados em processo seletivo para estagiários do TJAC beneficiam 17 entidades filantrópicas da capital

Entrega das 8,6 toneladas de alimentos aconteceu na manhã desta quinta-feira, 1º, na sede do Poder Judiciário Acreano.

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) realizou a entrega das 8,6 toneladas de alimentos a 17 entidades filantrópicas, nesta quinta-feira. 1°. Os mantimentos foram arrecadados durante a confirmação de inscrição do último processo seletivo para estagiários deflagrado pela instituição.

Durante o ato de entrega, a desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça, Denise Bonfim, ressaltou que a ação representa o papel social do Poder Judiciário acreano. “Essa contribuição vai beneficiar entidades que trabalham em prol dos menos favorecidos e segmentos que necessitam ser tocados pela nossa solidariedade”, enfatizou.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma, destacou a sensibilidade do Tribunal às demandas sociais e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Waldirene Cordeiro, salientou que a instituição organizou os procedimentos de cadastro e seleção, para que fossem analisados a regularidade e o caráter do trabalho desenvolvido pelas entidades beneficiadas.

Um exemplo é a Associação de Mulheres Um Passo para Libertação, que semanalmente entrega sopa na região da Baixada do Sol, em Rio Branco. Raimunda da Silva, liderança do bairro Plácido de Castro, relatou que, atualmente, 652 pessoas são atendidas pela organização. “Nós temos contato com um público muito carente, então estamos sempre nos preocupando em buscar ajuda e dar continuidade na nossa missão”.

Da mesma forma, a gerente da Central de Articulação de Entidades de Saúde (Cades), Vanessa Costa, compartilhou que esse é um momento de alegria para todos os beneficiados, “porque as entidades representam diferentes comunidades, como dependentes químicos, crianças, idosos, pessoas com deficiência e todos eles serão alcançados por essa boa ação”. Pelo Cades, os alimentos serão utilizados em casas de passagem, que atende pacientes que estão em tratamento fora de domicílio (TFD).

O presidente do conselho do Lar dos Vicentinos, Cláudio Roberto, disse que há 57 idosos acolhidos na unidade, sendo 14 mulheres e 43 homens. As doações são primordiais para a manutenção do abrigo, “por isso o apoio que estamos recebendo hoje estende a mão para um grupo em vulnerabilidade. Somos muito gratos”.

No ato de assinatura do Termo de Entrega, o representante da Associação de Pacientes Renais, Crônicos e Transplantados do Acre agradeceu à Administração do TJAC pela quase meia tonelada recebida. Esse montante será dividido e repassado diretamente para pessoas em tratamento, que estão vivendo dificuldades econômicas.

“Nós realizamos um levantamento entre os associados e o objetivo é entregar sacolão para pessoas que precisam de auxílio. Os pacientes renais lutam para sobreviver e muitos vêm de municípios, batalham com seu tratamento e agora terão mais força para continuar”, disse Vanderli Ferreira. Estão cadastrados na associação 246 pacientes e 89 transplantados de rins.

Instituições contempladas

1-    Associação Cristã Alfa (Acalfa)

2-    Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência do Acre

3-    Associação de Pacientes Renais, Crônicos e Transplantados

4-    Lar dos Vicentinos

5-    Fazenda Esperança São Peregrino – Obra Social Nossa Senhora da Glória

6-    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

7-    Associação de Arte em Movimento do Idoso de Rio Branco

8-    Associação Beneficente Caminho de Luz

9-    Central de Articulação de Entidades de Saúde

10-   Associação Amigos do Peito

11-   Desafio Jovem Peniel

12-  Programa Recriança

13-  Educandário Santa Margarida

14-  Associação dos Amigos

15-  Projeto Acolher

16-  Associação de Mulheres um Passo para Libertação

17-  Centro Espírita Amor e Caridade

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.