Tribunal de Justiça do Acre fortalece comunicação nas redes sociais

Utilização de perfis oficiais na Internet tem a finalidade de divulgar as ações do Judiciário Acreano e melhorar o diálogo com a sociedade.

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ampliou a participação nas redes sociais como forma de aumentar o diálogo com a sociedade e dar maior transparência e publicidade às ações de todo Judiciário Acreano.

A utilização de perfis oficiais na Internet tem a finalidade de divulgar as ações do Judiciário, proporcionando transparência de seus atos e maior interatividade com a população.

Por meio do Twitter, são divulgados diariamente os textos sobre decisões judiciais, além de informações institucionais, como as pautas de julgamento das Câmaras Cíveis e Criminal, do Pleno Jurisdicional e Turmas Recursais. Na mesma conta são publicadas ainda fotos de campanhas, eventos e outras atividades.

Na rede social Facebook são disponibilizadas não só as ações da Administração, mas também as decisões judiciais de maior impacto e vídeos. Nessa ferramenta é onde há uma maior interação com os internautas por conta do número dobrado de seguidores em relação as outras contas do TJAC. No Facebook, por exemplo, os internautas perguntam mais, tiram as dúvidas e opinam sobre os conteúdos.

Novos produtos

Há também o Flickr e o Instagram, ferramentas recém-adotadas pelo setor de Comunicação, e que estão fazendo considerável sucesso, com a ampliação de visualizações e seguidores.

O Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas, caracterizado também como rede social. Ele permite criar álbuns para armazenamento de imagens, disponibilizadas ao público interno e externo. É totalmente interativo, já que permite que as pessoas baixem as imagens em seus dispositivos (computadores, tablets, smartphones, etc), de forma prática e rápida.

Na conta no Instagram do TJAC, embora também seja para imagens, a divulgação é focada mais na parte institucional. A conta proporciona aos seguidores a conhecerem as unidades e funcionamento do Judiciário do Acre, externa e internamente. Exemplo são as fotos das sessões, dos júris, gabinetes ou reuniões.

Vídeos

Além desses canais, o TJAC disponibiliza no YouTube vídeos produzidos pela própria equipe da Comunicação Social e também entrevistas dos magistrados nas TV’s.

“O canal do TJAC no YouTube ainda está sendo aprimorado. Alguns projetos estão sendo finalizados para que o canal seja melhor trabalhado e possa ser outra ferramenta somatória nas divulgações feitas pela equipe de Comunicação permitindo a sociedade a conhecer o trabalho desenvolvido por magistrados e servidores. Temos ainda a intenção de criarmos novas ferramentas para aproximar o cidadão dos serviços do Judiciário e entender melhor todo o funcionamento ”, disse a gerente de Comunicação (Gecom), Ana Paula Batalha.

Iniciativa inédita nas ondas do rádio

Além desses produtos, a Diretoria de Informação Institucional (Diins) tem implementado um novo canal de atuação. A ideia é firmar parcerias que possibilitem a criação em plataforma radiofônica de um Boletim do TJAC e de outro programa, com as ações, projetos, notícias, dentre outros. “Não podemos divulgar ainda, por uma questão estratégica, mas já estamos colocando em prática essa iniciativa inédita, em caráter experimental. Vamos avançar e, dentro em breve, colocaremos a Justiça Acreana nas ondas do rádio, que é o veículo com maior alcance e representatividade no Estado. O objetivo da Diins, da Gecom, e de nossa equipe de trabalho, é dar máxima visibilidade ao Judiciário Estadual”, explicou o diretor Marcos Alexandre.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.