Semana Estadual de Conciliação: TJAC bate recorde com mais de 54% de acordos realizados

Empresa Eletroacre e Estado do Acre são as partes que mais fizeram acordos nos cinco dias de atividades.

O ponteiro do Conciliômetro não deixa dúvida: a conciliação é a Justiça do presente, a Justiça que dá certo, a Justiça do futuro. Em apenas cinco dias de atividades – que se encerram nesta sexta-feira (21) -, foram realizados 875 acordos de um total de 1.584 audiências. Ou seja, um total de 54,95 % conflitos resolvidos de modo amigável e fraterno, sem a necessidade da espada da sentença, que sempre deixará uma parte insatisfeita com o resultado.

recorde_semana_conciliacao_tjac_ago15_8

Os números devem sofrer oscilação, já que os dados só poderão ser consolidados após o término dos trabalhos, portanto quando declinar o dia – mas já superam as expectativas que eram de 50%.

Até o momento, mais de 3.900 pessoas foram atendidas na Semana Estadual de Conciliação, com um montante dos acordos que somam mais de R$ 3,6 milhões.

recorde_semana_conciliacao_tjac_ago15_6

As partes que mais realizaram acordos nesses últimos cinco dias foram, nesta ordem, a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) e o Estado do Acre. A empresa obteve 56 acordos, ou 49,56% dos que estavam agendados, enquanto que o Ente Público obteve 31 acordos, ou 72,09% dos que estavam pautados.

A unidade campeã de acordo é o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Rio Branco, que celebrou 137 acordos de um total de 342 audiências programadas, ou seja, obteve o percentual de 40,06%. Em seguida, vem Juizado Especial Criminal de Cruzeiro do Sul, que alcançou 68 conciliações, das 75 possíveis, obtendo a marca de 90,67% de cumprimento positivo das audiências.  Depois, aparece o 2º Juizado Especial Criminal de Rio Branco, com 58 conciliações, das 79 possíveis, alcançando 73,42%.

visita_forum_semana_conciliacao_tjac_ago15_1

Ismael de Oliveira lima (com 68 acordos), de 68 possíveis; Ana Paula Marques Coutinho, (com 50 acordos) de um total de 50 programadas, e Ana Cláudia de Araújo, com 37 conciliações, das 41 agendadas, vão liderando a corrida como os grandes campeões de acordos (até o momento, ressalte-se) nesta Semana Estadual de Conciliação.

Novidades

A novidade desta vez será o Mutirão das Execuções Fiscais, originárias das Varas Fazendárias (1ª 2ª e 3ª Varas da Fazenda Pública), que também fazem parte atividade.

Além disso, a inovadora ferramenta Conciliômetro permite acompanhar em tempo real todas as informações e dados relacionamentos à Semana de Conciliação, com a quantidade acordos celebrados, o número real de audiências realizadas, os conciliadores que mais estão se destacando etc. O Conciliômetro foi uma idéia concebida pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim, e executada pela equipe da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges) do Tribunal.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.