Resultado de Pesquisa de Clima Organizacional indica perfil do servidor do Poder Judiciário

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da sua Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e do Centro de Capacitação dos Servidores do Poder Judiciário (Cecap), divulgou na última sexta-feira (14) o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional entre os seus servidores, realizada durante os meses de setembro e outubro deste ano.

O estudo, que contou com o apoio técnico do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Negest), revelou dados ações importantes para o desenvolvimento de ações futuras que visem melhorar o trabalho desempenhado pelos servidores e o clima organizacional nas unidades judiciárias.

Dentre os servidores que participaram da pesquisa, a maior parte (39,19%) revelou ser composta por pessoas com idade entre os 30 e os 39 anos. Mais da metade dos servidores (50,68%) são efetivos e não possuem cargo comissionado, sendo que 51,35% estão lotados no setor jurisdicional e 47,97% no setor administrativo. A maioria exerce suas funções no Tribunal de Justiça (54,05%), outros 23,65% trabalham em comarcas de Entrância Final e 20,95% em comarcas de Entrância Inicial.

A pesquisa também indicou que a maior parte dos entrevistados (64,19%) considera que os chefes de setor agem de forma cordial e respeitosa em relação às suas equipes, sendo que metade (50%) declarou que sempre recebe a devida contribuição para que o trabalho seja feito de maneira efetiva. De maneira geral, 62,84% dos entrevistados declarou que os chefes são sempre respeitados pelas equipes no ambiente de trabalho.

Planejamento Estratégico

Os dados coletados serão usados para o desenvolvimento de ações estratégicas que objetivem a melhoria dos trabalhos desenvolvidos e do clima organizacional nas diversas unidades, de 1º e 2º graus, que compõem o Judiciário Acreano.

A Pesquisa de Clima Organizacional constitui um dos indicadores do Planejamento Estratégico do TJAC 2010-2014, e a sua realização está alinhada ao tema Gestão de Pessoas e ao objetivo estratégico “Estimular e comprometer os magistrados e servidores do Poder Judiciário do Acre no cumprimento das ações estratégicas”.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.