Quintas do Araken: Segunda edição atrai mais de 200 participantes

Com número expressivo de participantes, mais de 200, a segunda edição do Quintas do Araken deslindou um novo momento na rotina do Palácio da Justiça. Os caminhos desse Centro Cultural e do Desembargador aposentado Jorge Araken parecem se cruzar na esquina da revitalização. 

É o que comprova o Desembargador Arquilau Melo, idealizador do projeto. “Apesar de essa ser ainda a segunda edição, já percebemos que o evento já está marcando presença no calendário de atividades culturais de nosso Estado. Foi uma forma que encontramos de reavivar ao mesmo tempo duas grandes instituições: o Palácio da Justiça e o próprio Desembargador Jorge Araken”, assinalou.

Ao conduzir a abertura do evento, na última quinta-feira (19), Arquilau Melo exibiu o vídeo “Território Federal do Acre 1949”, produzido durante o governo de José Guiomard Santos.

O filme mostra a “invenção” do Acre, e as mudanças ocorridas na cidade de Rio Branco, com o início da ocupação das áreas urbanas e da construção das primeiras edificações, como o Aeroporto.

Em seguida, Arquilau comentou sobre vídeo, enfatizando aos participantes a necessidade de conhecerem o passado do Acre. “A proposta de trazermos esse vídeo também faz parte desse projeto, pois é uma maneira de vocês se integraram ao contexto histórico do Estado. Vocês não poderão compreender o presente e, muito menos o futuro, se não conhecerem o passado do Estado onde vivem”, destacou.

Mandado de Segurança

Em seguida, o advogado Jorge Araken, como prefere, ministrou a segunda aula com o tema Mandado de Segurança. Ele animou a platéia, apresentou exemplos bem-humorados e até pitorescos, contou histórias e até tirou as dúvidas dos presentes.

  

Ao final, ele fez questão de sortear um livro para os participantes. Também foram sorteadas camisetas alusivas ao “Quintas do Araken”.

O novo encontro acontecerá no dia 02 de junho, e terá como tema “As Funções Essenciais à Justiça”. Nos encontros seguintes, serão apresentados: “Ação Popular” e “Democracia e as Consultas Populares: Referendo e Plebiscito”.

Projeto "Quintas do Araken"

O projeto “Quintas do Araken” é um curso de atualização jurídica, com aulas temáticas gratuitas. Os encontros acontecerão quinzenalmente às quintas-feiras, a partir das 16 horas, no Plenário do Palácio da Justiça – Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre.

As aulas são ministradas por um dos principais intelectuais do meio jurídico acreano, advogado, professor e desembargador aposentado Jorge Araken. O novo projeto social e educacional do TJAC é voltado para o fortalecimento do debate de idéias sobre sociedade, justiça e direito.

O evento é sempre gratuito e, a cada quatro horas de freqüência, serão emitidos certificados aos participantes.

Jorge Araken

O ministrante Jorge Araken Faria da Silva é bacharel em Ciências Jurídicas Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Acre e professor jubilado da Universidade Federal do Acre (UFAC).

O advogado, como prefere ser chamado, é diplomado pela Escola Superior de Guerra, mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Acre, da Academia Acreana de Letras (vice-presidente), do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), professor da Escola Superior da Advocacia da OAB/AC e advogado militante.

Participação

O TJAC também disponibiliza em seu portal uma seção (veja aqui) com todas as informações sobre o projeto. É possível, por exemplo, baixar e preencher o formulário de inscrição, que deverá ser enviado para o e-mail quintasdoaraken@tjac.jus.br.

Também é muito importante o preenchimento da pesquisa de satisfação sobre projeto. A da segunda aula, por exemplo, já está disponível. Além disso, os interessados poderão fazer o download das duas primeiras aulas (veja aqui).

O projeto conta com o apoio da Livraria Betel e da Rede de Ensino à Distância LFG. Para informações e inscrições, os interessados devem ligar para os telefones (68) 3211.5560 (Secretaria do Palácio da Justiça) ou 3302.0318 (Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial).

 

Leia mais:

 

 

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Publicado em 24/05/2011