Quintas do Araken: aula desta semana discutirá ‘Os Poderes do Estado’

O Tribunal de Justiça do Acre promoverá nesta quinta-feira (30) mais uma edição do projeto Quintas do Araken. A programação dará continuidade à explanação do tema “Os Poderes do Estado: funções e relacionamento”, iniciado no dia 16 de junho.

A proposta é discutir as funções legislativa, administrativa e jurisdicional do Estado, a distinção e o relacionamento entre elas.

As inscrições para participação continuam abertas e, ao final da programação, será emitido certificado aos freqüentadores.

Até o momento, já foram abordados os temas “O Habeas Corpus”, “O Mandado de Segurança” e “A Ação Popular”. Veja aqui a programação na íntegra.

O projeto Sebo do Centro Cultural, lançado no dia 2 de junho, também terá continuidade nesta semana. O objetivo é incentivar a leitura, promover o intercâmbio de conhecimento e fomentar um espaço de socialização.

As obras permanecem expostas para troca no próprio Palácio da Justiça. Os interessados em colaborar com a doação de livros, devem contatar a equipe do projeto, que fará a coleta do material. aonde ele estiver. Os meios de contato são (68) 3302.0426 e palaciodajustica@tjac.jus.br.

Projeto "Quintas do Araken"

O projeto Quintas do Araken é um curso gratuito de atualização jurídica, com aulas temáticas gratuitas. Os encontros acontecerão quinzenalmente às quintas-feiras, a partir das 16 horas, no plenário do Palácio da Justiça – Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre.

As aulas são ministradas por um dos principais intelectuais do meio jurídico acreano, advogado, professor e desembargador aposentado Jorge Araken. O novo projeto social e educacional do TJAC é voltado para o fortalecimento do debate de idéias sobre sociedade, justiça e direito.

Jorge Araken

O ministrante Jorge Araken Faria da Silva é bacharel em Ciências Jurídicas Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Acre e professor jubilado da Universidade Federal do Acre (UFAC).

O advogado, como prefere ser chamado, é diplomado pela Escola Superior de Guerra, mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Acre, da Academia Acreana de Letras (vice-presidente), do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), professor da Escola Superior da Advocacia da OAB/AC e advogado militante.

Participação

O TJAC também disponibiliza em seu portal uma seção (veja aqui) com todas as informações sobre o projeto. É possível, por exemplo, baixar e preencher o formulário de inscrição, que deverá ser enviado para o e-mail quintasdoaraken@tjac.jus.br.

Também é muito importante o preenchimento da pesquisa de satisfação sobre o projeto. Além disso, os interessados poderão fazer o download das aulas já ministradas.

O projeto conta com o apoio da Livraria Betel e da Rede de Ensino à Distância LFG. Para informações e inscrições, os interessados devem ligar para os telefones (68) 3211.5560 (Secretaria do Palácio da Justiça) ou 3302.0318 (Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do TJAC).

 

Leia mais:

 

 

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Publicado em 30/06/2011