Presidentes iniciam reuniões de trabalho

Reunidos em Rio Branco no período de 16 a 18 deste mês, os presidentes de 20 Tribunais de Justiça de todo o país discutem temas de relevância para o Judiciário brasileiro, com ênfase para a disseminação de políticas públicas que possam promover a melhoria da prestação jurisdicional entre os estados.

As reuniões tiveram início na manhã desta sexta-feira e tratam de temas  relacionados à Lei Orgânica da Magistratura Nacional, promoção e remoção de magistrados, a política de fomento às penas e medidas alternativas no Brasil, dentre outros assuntos internos do Colégio.

Para o Presidente da Comissão Executiva do Colégio, Desembargador Marcus Faver, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Colegiado está preocupado com algumas fórmulas governamentais que às vezes estão contrárias ao sistema federativo da República e dificultam a prestação jurisdicional.

“Em nossos encontros, procuramos trocar experiências positivas no sentido de acelerar a prestação jurisdicional, mas, também, de manter a autonomia dos Estados federados”, explica Faver. “Este é um trabalho em detrimento da Federação e nós precisamos manter essa independência e essa autonomia entre os Estados, fundamental num país continental como o nosso, de características diferenciadas”, ressaltou o Desembargador, que defende a sintonia e a harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, visando a promoção do bem-estar da população.

“O bem público a respeito do Judiciário é uma prestação jurisdicional mais rápida, mais ágil, mais técnica e mais justa. E é isso que se busca através dessas reuniões com os diversos presidentes de Tribunais”, asseverou Faver, acrescentando que o Colegiado também está empenhado em dois grandes programas: a instituição do processo virtual em todos os tribunais brasileiros e  o projeto de mediação de conflitos.

Confira a Galeria de Imagens. 

Leia mais no site do Encontro.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.