Presidente Izaura Maia participa da XIV Cúpula Judicial Ibero-Americana

A Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Izaura Maia, acompanhada do Diretor Executivo do TJAC, João Thaumaturgo Neto, participou, nos dias 4 e 5 de março, no Plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, da abertura da XIV Cúpula Judicial Ibero-Americana (Cumbre).

Considerado o maior evento judicial das Américas, esta edição da Cumbre teve como tema central a “Modernização, Segurança Jurídica, Acesso e Coesão Social: a Justiça Preparando-se para o Futuro”. Reunindo os presidentes de supremas cortes e tribunais superiores, além de autoridades judiciárias dos 23 países membros da Comunidade Ibero-Americana, o evento discutiu o acesso à Justiça dos grupos vulneráveis, segurança jurídica, plano de estatística judicial, sistema de estudos judiciais, projetos multilaterais de integração entre os Poderes Judiciários e os mecanismos capazes de tornar a Justiça mais acessível, moderna e eficaz.

É a primeira vez que um tribunal superior brasileiro organiza e executa um encontro desse porte. O STJ pretende diminuir ainda mais as distâncias geográficas, estreitando a relação entre os poderes judiciários do Brasil e dos países de língua portuguesa e espanhola. A proposta é tornar os países-membros da Cumbre cada vez mais próximos na construção de judiciários fortes, eficientes e, sobretudo, acessíveis aos cidadãos.

A solenidade oficial de abertura dos trabalhos contou com o pronunciamento do Ministro Presidente do STJ, Raphael de Barros Monteiro Filho, e do Presidente do Tribunal Supremo da Espanha e Conselho Geral do Poder Judiciário, Francisco José Hernando Santiago. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Ellen Gracie, também participaram da cerimônia de abertura.

Acesse aqui o site oficial da Cumbre e confira mais informações sobre o evento

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.