Pedro Longo assume 1ª Vara de Família da Capital

Em solenidade realizada ontem, 12, no Espaço Cultural do Fórum Barão do Rio Branco, a Presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Desembargadora Izaura Maia, deu posse ao Juiz de Direito Pedro Luis Longo como Titular da 1ª Vara de Família da Comarca de Rio Branco. O magistrado assume a vaga deixada pelo Juiz de Direito Wellington de Carvalho Coelho, aposentado compulsoriamente em novembro de 2007.

O ato de posse foi prestigiado pelos desembargadores Pedro Ranzi, Vice-Presidente, Eva Evangelista, Corregedora Geral da Justiça, e Miracele Lopes; pelo Presidente da Associação dos Magistrados Acreanos (ASMAC), Laudivon Nogueira e grande número de magistrados; pelo deputado federal Fernando Melo e deputados estaduais Mazinho Serafim e Gilberto Diniz, além de representantes do Governo Estadual, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, e da Câmara de Vereadores de Sena Madureira. O Presidente da OAB-Acre, Florindo Poersch, o Diretor Acadêmico da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), Samuel Apenzeller, os servidores da Comarca de Sena Madureira e da 1ª. Vara de Família da Capital, amigos e familiares do empossado, também acompanharam a solenidade.

Ao dar início à solenidade, a Presidente do TJAC, desembargadora Izaura Maia, cumprimentou a família do empossado, a quem parabenizou, em nome da Corte, pela sua ascensão à Entrância Especial da Justiça Acreana. Ela elogiou a atuação profissional do magistrado e afirmou que a sua promoção, mesmo tendo sido por antigüidade, é uma forma de reconhecimento ao trabalho que o magistrado realiza na Comarca de Sena Madureira.

Em seguida, foi a vez do desembargador Pedro Ranzi saudar o empossado, a quem teceu elogios pelos bons serviços prestados ao Judiciário. Ranzi lembrou que a posse de Longo na 1ª Vara de Família da Capital visa à melhoria da dinâmica dos trabalhos no Tribunal e deve refletir na qualidade da prestação jurisdicional oferecida à sociedade. Ao ressaltar a independência do magistrado, o Vice-Presidente do Tribunal desejou-lhe sucesso em sua nova missão.

A Corregedora Eva Evangelista fez um breve relato da atuação de Pedro Longo junto à Vara Criminal de Sena Madureira, onde esteve recentemente, juntamente com a equipe da COGER, realizando Correição Geral Ordinária. De acordo com a desembargadora, é notável a eficiência e a segurança com que ele tem pautado suas decisões.

O Presidente da ASMAC enfatizou que é sempre uma satisfação poder prestigiar a solenidade de promoção de um colega de magistratura. “Isso nos orgulha muito, especialmente porque Pedro Longo é um juiz exemplar, respeitado e admirado pela comunidade”, disse Laudivon Nogueira.

Já empossado, Pedro Longo agradeceu as palavras dirigidas à sua pessoa e afirmou que os anos de trabalho no interior serviram para que ele conhecesse melhor a realidade do Estado e procurasse fazer o melhor possível para ajudar a população. “Não escolhemos o lugar onde nascemos. Mas escolhemos o lugar onde moramos”, destacou o magistrado, ao revelar que fez uma opção pelo Acre para morar e constituir família.

Trajetória

Casado, pai de dois filhos, natural de União da Vitória, Estado do Paraná, Pedro Longo formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) no ano de 1996 e tomou posse como Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Acre em novembro de 2001 e há dois anos e seis meses é titular da Vara Criminal de Sena Madureira.

Apesar de sua promoção para a Comarca da Capital, o Juiz Pedro Longo continuará respondendo pelas Comarcas de Sena Madureira e Manuel Urbano, no período de 12 a 21.05.2008, enquanto perdurar o afastamento da Juíza Thaís Abou Kalil, por motivo de férias regulamentares. 

  

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.