Mutirão da Conciliação realiza 44% de acordos no primeiro dia do evento

A Coordenação dos Juizados Especiais no Estado divulgou nesta quarta-feira (26) o relatório dos dois primeiros dias do Mutirão da Conciliação. Na última segunda-feira, quando começou o evento, foram realizados 44% de acordos do total de audiências realizadas. Os números representam um índice superior àquele que geralmente é alcançado pelos tribunais brasileiros, que se aproxima de 35%.

Para se ter uma noção do resultado obtido até agora, foram arrecadados quase R$ 88 mil por meio dos acordos firmados entre as partes. Ainda no primeiro dia, o Juizado Criminal alcançou 100% de acordos; o 2º Juizado Especial Cível, 44%; o 1º Juizado Cível, 36%; o 3º Juizado Cível, 30% e a 1ª Turma Recursal, 14% das audiências realizadas.

No segundo dia da atividade, houve uma arrecadação de mais de R$ 22 mil, com aproximadamente 35% de acordos.

Os números só não são mais expressivos porque em boa parte das intimações constava o endereço para realização do evento como sendo o Ginásio do Sesi.; quando na verdade elas estão acontecendo na sede dos Juizados Especiais (antigo colégio Dom Pedro). Dessa forma, é preciso dirigir-se até o local para fazer o acordo.

Coordenadora dos Juizados Especiais no Acre, a desembargadora Cezarinete Angelim comemorou os resultados obtidos até aqui. “Estamos felizes porque estamos alcançando nosso grande objetivo, que é oferecer aos cidadãos uma alternativa de uma solução pacífica para seus conflitos. Os números apontam que estamos no caminho certo, pois as pessoas querem celebrar o acordo, querem pôr fim aos seus litígios, e aprovam esta iniciativa do Mutirão”, declarou.

Outra informação relevante é que, caso não haja o comparecimento, o processo poderá ser extinto ou julgado à revelia (sem a presença ou conhecimento do principal interessado).

Mais de 2 mil audiências foram colocadas em pauta para este Mutirão da Conciliação, com a participação de aproximadamente 100 pessoas envolvidas no evento. São 50 conciliadores atuando nesse que já é tido como um dos maiores realizados no Judiciário do Estado.

O evento acontece se estende até a próxima sexta-feira (28) e integra a programação alusiva aos 50 anos de instalação do Tribunal de Justiça do Acre.

Participam do evento as seguintes unidades judiciárias: 1º Juizado Especial Cível, 2º Juizado Especial Cível, 3º Juizado Especial Cível, 1º Juizado Especial Criminal e a 1ª Turma Recursal.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.