Cheia histórica: Judiciário Acreano atende em regime de plantão no Parque de Exposições

Em mais uma ação de apoio e solidariedade do Tribunal de Justiça do Acre às famílias desabrigadas pela enchente histórica do Rio Acre, que afeta principalmente a Capital acreana, já está em pleno funcionamento, desde a tarde dessa quarta-feira (4), o Plantão Judiciário no Parque de Exposições Castelo Branco, onde 4.966 pessoas estão abrigadas.

plantao_judiciario_alagacao_tjac_4

A medida, contida na Portaria 372/2015, da Presidência do Tribunal de Justiça, estabelece, em caráter extraordinário, escala de Plantão do 1ᵒ Grau de Jurisdição destinado ao atendimento de ocorrências envolvendo pessoas desabrigadas e em situação de vulnerabilidade social no Parque de Exposições.

Em termos práticos, de acordo com o juiz de Direito Substituto Alex Oivane, magistrado plantonista dessa quarta-feira, todas as demandas que exijam a intervenção do Poder Judiciário e que envolvam pessoas no âmbito do Parque de Exposições serão resolvidas no próprio abrigo, “inclusive homologação de prisão em flagrante”, explicou o juiz.

plantao_judiciario_alagacao_tjac_6

O plantão, que se estenderá até a próxima sexta-feira (6), conforme portaria presidencial, está funcionando no estande do Ministério Público Estadual, próximo à delegacia de Polícia Civil, montada para atender a eventuais ocorrências naquele local.

plantao_judiciario_alagacao_tjac_1

Interação

Acompanhado de seus assessores e de representantes da administração do abrigo, o juiz Alex Oivane, ao assumir o plantão, percorreu todo o parque, conferindo de perto todas as atividades emergenciais desenvolvidas pelas instituições de assistência presentes no local, bem como as privações e o sofrimento das vítimas da enchente.

plantao_judiciario_alagacao_tjac_2

plantao_judiciario_alagacao_tjac_3

Ainda durante seu deslocamento, o magistrado fez questão de conhecer todos os procedimentos adotados no abrigo, desde a recepção das famílias, as regaras de convivência impostas aos abrigados até o monitoramento do nível do Rio Acre e de seus afluentes.

plantao_judiciario_alagacao_tjac_5

Sobre a população alojada no Parque de Exposições, a administração do abrigo informou ao juiz plantonista que, até as 17 horas desta quarta-feira, 1.404 famílias tinham sido recepcionadas, com um contingente de 4.966 pessoas, sendo 2.567 adultos, 1.599 crianças, 90 idosos, 579 adolescentes, 59 gestantes e 72 pessoas com algum tipo de deficiência.

Confira a Escala do Plantão:

PLANTONISTA DATA HORÁRIO
Alex Oivane 04/03/2015 14h às 22h
Maha Manasfi 05/03/2015 8h às 14h
Fábio Farias 05/03/2015 14h às 22h
Olívia Ribeiro 06/03/2015 8h às 14h
Fernando Nóbrega 06/03/2015 14h às 22h

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.