Centro Cultural do TJAC promove palestra dirigida a alunos da rede pública de ensino

O Centro Cultural do Tribunal de Justiça promoveu na última quarta-feira (9) uma palestra sobre a História do Acre dirigida para os alunos dos 2º e 3º ano do ensino médio da escola pública estadual José Rodrigues Leite.

A palestra foi ministrada pelo desembargador aposentado Arquilau Melo e contou com a participação de cerca de 80 estudantes, além de dois professores da escola.

Antes de falar sobre a história do Acre, o palestrante discorreu sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário do Estado do Acre.

Em seguida, foi exibido o documentário “Borracha para Vitória”, do cinegrafista cearense Wolner Oliveira, que conta a saga dos soldados da borracha, nordestinos vindos para o Acre durante a II Guerra Mundial para trabalhar na extração do látex necessário para as atividades da indústria bélica.

O estudante do segundo ano do ensino médio, Lucas Viana, 15, se disse feliz por participar da atividade. De acordo com ele, “não basta dizer que é acreano, o interessante é conhecer a história em profundidade, por isso, essa foi uma experiência muito válida”.

Nascida em Alagoas e há poucos anos no Acre, a estudante Mariana Barros, 16, do terceiro ano, disse que a palestra foi muito proveitosa. “Principalmente porque sou de outro Estado e pouco sabia a respeito dessa que é agora a minha terra”, falou a aluna.

Para o professor de História Fagner Morais, que acompanhou os estudantes, a experiência de deixar a sala de aula para participar do evento foi muito interessante “porque os avós, os pais, os tios desses estudantes são soldados da borracha”. “Nós esperamos que esse encontro entre a escola e o Centro Cultural ocorra outras vezes, porque é enriquecedor”, disse o educador.

Também o professor Aurenísio Farias falou aprovar o evento uma vez que, além da História do Acre, também foi apresentado aos estudantes o funcionamento do Poder Judiciário. “Para os estudantes isso é muito importante, já que muitos confundem os papéis dos diversos órgãos republicanos”, destacou.

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Fonte: Atualizado em 17/06/2015