Casamento Coletivo 2011: Tribunal de Justiça e Projeto Cidadão realizam 900 casamentos no Ginásio do SESI

No último sábado (31), o Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Projeto Cidadão, realizou mais uma edição do tradicional Casamento Coletivo da Expoacre. Este ano, no Ginásio do SESI, em Rio Branco, 900 casais oficializaram sua união civil.

O evento reuniu mais de 3 mil pessoas e foi prestigiado pelo Presidente do TJAC, Desembargador Adair Longuini, pelo Corregedor Geral da Justiça Acreana e Coordenador do Projeto Cidadão, Desembargador Arquilau Melo, pela Juíza de Direito Regina Longuini, pela Deputada Federal Perpétua Almeida, e pela Superintendente do Serviço Social da Indústria no Acre (SESI-AC), Giselia Bezerra, além de padrinhos, amigos e familiares dos noivos.

Ao dar as boas-vindas aos casais, o Desembargador Arquilau de Castro Melo destacou a importância social do Projeto Cidadão, que ao longo de 16 anos vem garantindo o acesso facilitado da comunidade a diversos serviços, especialmente à documentação básica. Arquilau Melo reconheceu o compromisso dos servidores da Justiça engajados no Projeto Cidadão, que percorrem todo o Acre levando serviços a quem mais precisa de atenção do Poder Público.

Das inúmeras atividades do Projeto Cidadão, o Casamento Coletivo da Expoacre é uma das mais concorridas. Ao passo que o Projeto Cidadão, em 16 anos de atuação, já promoveu a celebração de mais de 29 mil casamentos em todo o Estado, somente o Casamento Coletivo da Expoacre, realizado há oito anos, promoveu a celebração de 7,9 mil casamentos, de forma inteiramente gratuita, prática e rápida.

Como em anos anteriores, a decoração do ginásio do SESI e as apresentações musicais animaram os convidados antes da cerimônia de casamento. Após a benção aos casais, feita pelo Pastor Cleves Mustafá, a cerimônia foi conduzida pelo Juiz de Direito Marcelo Badaró, titular da Vara de Registros Públicos da Comarca de Rio Branco.

Os 1800 noivos foram representados diante do juiz pelo casal mais jovem, formado por Jomar Félix (25) e Francimara Magda (16), juntos há um ano, e pelo casal mais experiente, composto por Raimundo Correia (78) e Maria Helena (68), juntos há quase 20 anos.

  

Em seu discurso, o magistrado ressaltou a importância do casamento como passo importante na estruturação de uma nova unidade familiar, assim como a importância jurídica da decisão pela formalização da união civil entre os casais, que amplia os deveres e protege os direitos da família.

Em clima de muita alegria, os 900 casais disseram um "sim" simultâneo, que emocionou a todos. Após a troca de alianças entre os noivos e os cumprimentos das autoridades, a solenidade foi encerrada com a entrega das certidões de casamento e o convite da festa aos recém-casados.

Parcerias

Em virtude da privatização dos cartórios do Estado, este ano o Projeto Cidadão firmou parceria com os delegatários responsáveis pelos três Cartórios de Registro Civil de Rio Branco, que disponibilizaram 900 senhas gratuitas para casamento. As habilitações aconteceram no período de 5 a 26 de julho, na Casa da Cidadania, unidade do Projeto Cidadão no prédio dos Juizados Especiais Cíveis de Rio Branco.

A edição do Casamento Coletivo da Expoacre 2011 contou ainda com o apoio do SESI-AC, da empresa Móveis Gazin e do Sindicato dos Fotógrafos do Acre (SINFESTAC).

 

 

Leia mais:

 

 

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.